Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Escultura

Apesar de não ser muito numeroso, o acervo escultórico do Museu de Lamego permite-nos um percurso deveras interessante pela produção de escultura em Portugal, que vai do período romano ao primeiro quartel do século XX.

Na origem da criação deste núcleo encontra-se a entrega ao Museu dos “achados arqueológicos” que a Câmara Municipal tinha à sua guarda, a incorporação de bens decorrentes da extinção das ordens religiosas (1834) e da aplicação da Lei de Separação do Estado e das Igrejas (1911), complementado, posteriormente, por doações várias.

Deste modo, a coleção integra tipologias muito diversas que vão desde a tumulária à heráldica, passando pela imaginária avulsa e de animação arquitetónica. Do período romano destacam-se várias estelas funerárias, merecendo especial destaque, do período medieval, uma arca tumular do século XIV (Tesouro Nacional), bem como o núcleo de escultura proveniente de São Pedro de Balsemão, que constitui um vestígio raro da produção de escultura autónoma, em madeira, que se conserva em Portugal desta época, ou ainda, as duas imagens, figurando a Virgem do Ó, atribuídas ao mestre catalão Pero.

O cruzeiro do Senhor do Bom Despacho, de finais do século XV, inícios do XVI, trata-se de um exemplar cuja raridade e exemplaridade levaram a que fosse classificado como Imóvel de Interesse Público; o núcleo dos séculos XVII e XVIII, o mais numeroso, é composto por imaginária de decoração arquitetónica que se encontra integrada em exuberantes estruturas retabulares em talha dourada, provenientes do extinto Mosteiro das Chagas de Lamego, e por um significativo número de pedras de armas ricamente esculpidas de acordo a opulência decorativa da época.

Mais recentemente, a doação de uma escultura flamenga em alto-relevo, figurando São Lucas e o tratamento de duas imagens provenientes da Misericórdia de Lamego – Ecce Homo e Cristo atado à coluna – permitiram alargar a exposição à escultura em madeira do século XVI.

Estela funerária

LER MAIS

Arca Tumular

LER MAIS

Arca Tumular

LER MAIS

São Paulo

LER MAIS

Virgem do Ó

LER MAIS

Virgem do Ó

LER MAIS

Cruzeiro do Senhor do Bom Despacho

LER MAIS

Fragmento com as Armas de D. Manuel de Noronha

LER MAIS

São Lucas

LER MAIS

Cristo atado à coluna e Ecce Homo

LER MAIS

Capela de São João Batista

LER MAIS

Capela de São João Evangelista

LER MAIS

Capela de Nossa Senhora da Penha de França

LER MAIS

Retábulo de Jesus, Maria e José

LER MAIS

Pedra de Armas

LER MAIS