Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Cruzeiro do Senhor do Bom Despacho

Segundo uma tradição, o cruzeiro foi erguido em Lamego, no século XV, por uma jovem fidalga, como pagamento de uma promessa ao Senhor do Bom Despacho, por lhe ter sido concedido um “bom despacho” ao seu projeto de casamento. Classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1962, é um dos raros testemunhos de escultura do período manuelino que se conserva na região de Lamego. Constituído por coluna encimada por cruz latina esculturada nas duas faces, exibe as imagens de Cristo crucificado e da Virgem coroada, com indícios de ter originalmente, sobre o seu braço esquerdo, a imagem do menino, hoje desaparecida. Apresenta vestígios de policromia a verde, azul, vermelho e dourado. Os motivos decorativos, ramos secos enredados, quadrifólios, pétalas pontiagudas, folhagem, esferas e máscaras, adquirem um tratamento plástico hiper-realista, dentro do espírito da arte produzida no reinado de D. Manuel I.

Lamego. Portugal

Século XV (finais) – XVI (inícios)

Granito

Lamego. Rua do Bom Despacho (atual rua de Almacave)