Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

Pedra de Armas

Pedra de Armas

Pedra de armas em granito, da segunda metade do século XVIII, proveniente da Casa do Poço, da família Carvalho Rebelo de Meneses, no Terreiro da Sé, em Lamego.

No escudo, da esquerda para a direita e de cima para baixo, distribuem-se as armas dos Carvalho, Teixeira, Cabral e Pinto. A encimar o escudo, o timbre, em forma de pomba. O elmo é fechado, voltado à direita, com pluma curvada para a frente.

Do escudo de fantasia, definido por volutas conjugadas com folhas de acanto, nasce uma profusa decoração ondulante formada por folhagem inspirada nesta planta, com palmetas e enrolamentos vegetalistas em cornucópia, ocupando todo o espaço disponível. Na parte inferior, ao centro, exibe uma máscara, e nos cantos ainda se observam as pontas das correias de suspensão do escudo, interpretadas aqui como um elemento predominantemente decorativo.

A casa do Poço esteve particularmente ligada à Ordem Soberana de São João de Malta, na segunda metade do século XVIII e primeiros anos de Oitocentos. A geração de ouro desta família teve nas pessoas de Diogo de Carvalho e Sampaio, Cavaleiro de Malta e Embaixador de Portugal em Madrid, bem como no Bailio de Malta, Frei Francisco de Carvalho Pinto, dois expoentes da cidade de Lamego.

 

Portugal

1751-1800

Granito de médio relevo

Doação de João Baptista de Carvalho Pereira Magalhães

Inv. ML 539