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Arca Tumular

Arca Tumular

A grande mudança operada nos sepultamentos dos séculos XIII e XIV está relacionada com a passagem do anonimato para a individualização dos tumulados, que se obtinha através da personalização dos respetivos sarcófagos. Deste modo, o lugar que ocupavam no espaço religioso, as dimensões, o tipo de material utilizado, a decoração, a heráldica, epígrafes e jacentes adquirem a maior relevância relativamente ao tumulado, à sociedade em que viveu e à sua posição na hierarquia do poder. Proveniente da igreja do mosteiro cisterciense de São João de Tarouca, o túmulo em granito apresenta nos topos dois escudos de ponta arredondada, não sendo no entanto possível identificar as peças que indicariam a identidade do jacente. Numa das faces apresenta uma cena de caça ao javali, prosseguindo a cena de montaria na outra face. Durante muito tempo atribuído a D. Teresa Anes de Toledo, terceira mulher do conde de Barcelos, Pedro Afonso, bastardo régio de D. Dinis, tumulado na mesma igreja, deverá ter-se em conta que, se as cenas de caça ao javali são correntes na tumulária do homem nobre, tratam-se, no entanto, de episódios pouco adequados à tumulária feminina.

Arca tumular

Portugal

Séc. XIV

Granito

São João de Tarouca

Inv. ML 559