Arca Tumular
A grande mudança operada nos sepultamentos dos séculos XIII e XIV está relacionada com a passagem do anonimato para a individualização dos tumulados, que se obtinha através da personalização dos respetivos sarcófagos. Desse modo, o lugar que ocupavam no espaço religioso, as dimensões, o tipo de material utilizado, a decoração, a heráldica, epígrafes e jacentes adquirem a maior relevância relativamente ao tumulado, à sociedade em que viveu e à sua posição na hierarquia do poder. Proveniente da igreja do mosteiro cisterciense de São João de Tarouca, o túmulo em granito apresenta nos topos dois escudos de ponta arredondada, não sendo, no entanto, possível identificar as peças que indicariam a identidade do jacente. Numa das faces apresenta uma cena de caça ao javali, prosseguindo a cena de montaria na outra face. Durante muito tempo atribuído a D. Teresa Anes de Toledo – terceira mulher do conde de Barcelos, Pedro Afonso, bastardo régio de D. Dinis, tumulado na mesma igreja -, deverá ter-se em conta que, se as cenas de caça ao javali são correntes na tumulária do homem nobre, trata-se, no entanto, de episódios pouco adequados à tumulária feminina.
Arca tumular
Tarouca (?)
Séc. XIV
Granito esculpido em médio-relevo
Igreja do Mosteiro de São João de Tarouca
Inv. ML 559