Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Aprender

Aprender

Com o objetivo de melhorar a qualidade de visita ao museu e facilitar o acesso e acolhimento de todos os visitantes, o Museu de Lamego oferece uma programação regular de atividades complementares, de caráter educativo e cultural, facilitadora da compreensão e apreciação direta das obras de arte da coleção permanente e exposições temporárias.

Realizadas em torno das coleções e edifício, as atividades e linguagens são adaptadas aos diferentes públicos e interesses, de modo a garantir o desfrute, a compreensão e entendimento dos conteúdos apresentados.

ESCOLAS

O Museu de Lamego desenvolve, no âmbito da exposição permanente e exposições temporárias, programas educativos que incluem visitas guiadas, ateliês de expressão artística, jogos de manipulação, exploração sensorial, identificação e de associação para públicos escolares e não escolares.

Os programas educativos desenvolvem-se de acordo com a faixa etária dos grupos e em articulação com os objetivos de aprendizagem contemplados nos currículos escolares.

Todas as atividades estão sujeitas a marcação prévia e têm de ser obrigatoriamente confirmadas pelo serviço educativo.

O serviço educativo está disponível para orientar professores e educadores na preparação das visitas guiadas e outras atividades.

O número máximo de participantes por atividade é definido caso a caso, de acordo com as orientações da DGS, podendo sofrer alterações.

Mais informações e marcações: mlamego@culturanorte.gov.pt

OUTRAS INICIATIVAS

CONFERÊNCIAS DO MUSEU DE LAMEGO/CITCEM

As Conferências do Museu de Lamego/CITCEM foram criadas em 2013, como um espaço de debate, partilha e divulgação da atividade científica, na área das ciências sociais e humanas, desenvolvida em torno da região do Douro.

Constituem, as conferências, uma plataforma de discussão sobre o património material e imaterial do Douro, que reúne, uma vez por ano, em Lamego, um conjunto de investigadores – historiadores, historiadores de arte, conservadores e restauradores e profissionais ligados ao setor do turismo e gestão cultural.

De modo a alargar o debate e a divulgação do conhecimento a um maior número de pessoas e contribuir, a publicação das atas das conferências são disponibilizadas online, com acesso livre.

CICLO DE CINEMA DO MUSEU DE LAMEGO

Criado em 2013, o ciclo de cinema do Museu de Lamego é uma proposta de atividade ao ar livre que se realiza anualmente nos meses de verão.

Com o duplo propósito de homenagear o cinema e levar ao público em geral, de forma gratuita, filmes habitualmente fora dos circuitos normais de distribuição, a iniciativa tem-se revelado um enorme êxito, dando origem aos necessários ajustes de formato e abrangência geográfica.

Desde logo, a mudança de título Ciclo de Cinema do Museu de Lamego e Vale do Varosa, em 2019, traduzindo o alargamento das sessões de cinema à rede de Monumentos do Vale do Varosa.

Com um hiato em 2020, devido à pandemia, o Ciclo de Cinema regressa em 2021, com a curadoria do crítico de cinema, filósofo e ensaiador, Sousa Dias.