Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Cerâmica

O núcleo de cerâmica reflete um período de alargamento do âmbito das coleções do Museu de Lamego aos domínios da etnologia e indústrias tradicionais, relacionado com uma intensa atividade de aquisição de novas espécies, que ocorreu a partir da década de 20 do século passado, por meio do grupo de «Amigos Pró Museu Regional, Biblioteca e Turismo». Correspondem a essa altura os objetos de cerâmica utilitária portuguesa, do século XIX-XX, ligada ao universo da mesa. Este conjunto seria complementado, nas décadas seguintes, através de doações e legados, permitindo alastrar a coleção a outros contextos geográficos, com a integração de exemplares de origem francesa, inglesa, chinesa e japonesa, os últimos, de pendor mais decorativo.

Da coleção fazem ainda parte um conjunto de azulejaria oferecida pelo Museu Nacional Machado de Castro, que inclui azulejos de padrão do século XVI, de origem hispano-árabe, e dos séculos XVII e XVIII, decorados a azul e amarelo, com motivos típicos da azulejaria portuguesa.

Classificados como Tesouros Nacionais, os seis painéis de azulejos figurados, com cenas de caça e de pastoreio, são dos mais curiosos e importantes testemunhos sobre a evolução do azulejo português.

Azulejos hispano-árabes

LER MAIS

Azulejos de cercadura

LER MAIS

Painel de azulejos com cenas de caça

LER MAIS

Prato

LER MAIS

Jarra

LER MAIS

Travessa

LER MAIS

Chávena e pires com as armas do reino de Portugal

LER MAIS