Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

Casa da Corredoura. Coleção de fotografia da família Perfeito de Magalhães e Menezes | Catálogo disponível online

Já se encontra disponível online, com acesso gratuito, o catálogo da exposição Casa da Corredoura. Coleção de fotografia família Perfeito de Magalhães e Menezes, realizada no Museu de Lamego entre dezembro de 2022 e outubro de 2023.

Da exposição ao catálogo, de autoria de Nuno Resende, Maria do Carmo Serén, Luís Mascarenhas Gaivão e Alexandra Braga Falcão, com Paula Pinto, no design gráfico e paginação, para ver e ler devagar um álbum inédito, de inestimável valor documental, por certo, um dos mais antigos a registar a vida privada de uma casa do Douro.

Inserida no calendário de atividades evocativas dos 20 Anos do Douro Património Mundial, a exposição partia de um álbum fotográfico, datado dos primeiros anos do século XX, na posse dos descendentes da família Perfeito de Magalhães e Menezes, para nos remeter para a vida da Casa da Corredura, centro de um vasto território senhorial, situado na freguesia de Cambres, Lamego.

Com a curadoria do historiador Nuno Resende, a exposição dividia-se em cinco núcleos temáticos, conduzindo o observador por um discurso de intimidade e familiaridade, a partir de uma das casas mais abastadas do Douro, de onde se vê o rio, a terra e o universo humano em seu redor, complementados por uma nova mirada sobre a casa, 100 anos depois, pela lente atenta de Luís Mascarenhas Gaivão.

Para fazer download siga a ligação: https://bit.ly/MuseuLamego_CatalogoExposicao_CasaDaCorredoura