Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

Casa da Corredoura | Exposição Temporária

De 1 de dezembro de 2022 a 8 de abril de 2023

[prolongamento até 01 de outubro de 2023]

A exposição “Casa da Corredoura. Coleção de fotografia família Perfeito de Magalhães e Menezes”, inserida no calendário de atividades evocativas dos 20 Anos do Douro Património Mundial, foi inaugurada no dia 1 de dezembro de 2022, no Museu de Lamego.

Partindo de um álbum fotográfico da família Perfeito de Magalhães e Menezes, que compreende cerca de uma centena de positivos fotográficos, a exposição remete para a vida na Casa da Corredoura, centro de um vasto território senhorial, situado na freguesia de Cambres, Lamego, entre o final do século XIX e os primeiros anos do seguinte.

A exposição, com a curadoria de Nuno Resende, divide-se por cinco núcleos temáticos, que nos conduzem por um discurso de intimidade e familiaridade, a partir de uma das casas mais abastadas do Douro, de onde se vê o rio, a terra e o universo humano ao seu redor.

O primeiro núcleo da exposição – A Casa – apresenta as grandes mudanças que ocorreram na transição entre o século XIX e o XX no tecido familiar e na economia da Casa da Corredoura.

O segundo núcleo – O Mundo Visto da Casa – mostra-nos o mundo rural, que se via em torno da velha casa senhorial.

O terceiro momento da exposição, com o título – Visões Românticas –, espelha a educação romântica, que os senhores da Corredoura cultivavam, baseada na leitura e na ilustração através de livros, jornais e revistas.

A exposição prossegue por um quatro núcleo – Retratos – que é talvez um dos mais importantes deste acervo fotográfico. Retratos naturalistas que focam não apenas os senhores da casa, mas todos os que com ela se relacionavam e a integravam.

O quinto e último núcleo – A Fotografia em Lamego – contextualiza a coleção da Casa da Corredoura no panorama da história da fotografia em Lamego, desde as suas origens, na primeira metade do século XIX, até à atualidade.

A exposição é complementada pelo projeto fotográfico de Luís Mascarenhas Gaivão, num registo da Casa da Corredoura 100 anos depois, e pelo testemunho de Manuel Villas-Boas, registado em vídeo.

A exposição

Produção e montagem do vídeo | Milene Soares e Raquel Monteiro [estagiárias do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego]

Conversa com Manuel Villas-Boas

Vídeo | Inês Bastos e Anaïs Soux