Horário: Encerrado ao público por motivo de obras de reabilitação do edifício

Museu Fora de Portas | 7º Ciclo de Cinema ao Ar Livre

Lamego, às sextas-feiras, entre 5 e 26 de agosto, pelas 22h00

Entrada gratuita, sujeita à lotação dos espaços

Organizadas pelo Museu de Lamego e Município de Lamego, as sessões de cinema ao ar livre regressam à cidade, este ano, inseridas na programação de Textemunhos – Festival Literário, a decorrer entre os dias 5 e 8 de outubro de 2022.

Promovido pelo Museu de Lamego, Textemunhos é um festival que toma a literatura como ponto de partida para um encontro transdisciplinar entre literatura e museus, arte, música, cinema, teatro e gastronomia, com a finalidade de instigar uma maior cumplicidade do público com os livros e os museus, matérias particularmente sensíveis, no que se refere aos hábitos culturais dos portugueses recentemente divulgados.

A ligação com a literatura dá o mote para os filmes a exibir nesta 7ª edição do Ciclo de Cinema ao Ar livre, que vai percorrer alguns monumentos e recantos de Lamego e Ferreirim (Lamego).

Numa seleção de filmes da responsabilidade de João Sousa Dias, ensaísta e filósofo, programador da 6ª edição do ciclo de cinema, e João Morales, jornalista e programador de Textemunhos, vão ser exibidos os filmes O Clube dos Poetas Mortos (1989), de Peter Weir, O Leitor (2008), de Stephen Daldry e A Rapariga que Roubava Livros (2014), de Brian Percival, numa oportunidade de ver ou rever alguns já clássicos do cinema internacional. Baseado na obra homónima de Agustina Bessa-Luís, cujo centenário de nascimento se celebra este ano, vai ser também exibido o filme A Corte do Norte (2009) do cineasta, natural de Lamego, João Botelho, convocando dois nomes maiores da cultura portuguesa.