Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Museu de Lamego distinguido com dois prémios APOM – Associação Portuguesa de Museologia 2020, nas categorias de “Inovação e Criatividade” e “Parceria”

Na 25.ª edição dos Prémios APOM, realizada no dia 10 de dezembro, o Museu de Lamego foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, com o prémio “Inovação e Criatividade” e, pela primeira vez, com o prémio “Parceria”.

Os prémios são o reconhecimento de dois projetos que estiveram na base de toda a programação de mediação cultural levada a efeito pelo Museu de Lamego, ao longo de 2019: o Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa – A Viagem na categoria “Inovação e Criatividade” e Instituição Convidada. Santa Casa da Misericórdia de Lamego, na categoria de “Parceria”.

Prémio Inovação e Criatividade – Ciclo de Fotografia do Museu de Lamego e Vale do Varosa – A Viagem

Inserido numa estratégia inovadora de comunicar e promover o património histórico e cultural da região do Douro e Vale do Varosa, a 6.ª edição do Ciclo de Fotografia do Museu de Lamego adquiriu novo título e alargou-se aos Monumentos do Vale do Varosa, através de quatro exposições simultâneas, entre outubro e dezembro de 2019, no museu e em três monumentos classificados, numa organização em parceria entre o Museu de Lamego e MIRAFORUM.

Com a curadoria de Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, “embaixadores do Museu de Lamego para a fotografia”, o ciclo de fotografia foi dedicado ao tema «A Viagem», a propósito dos 500 anos da circum-navegação, numa oportunidade de reflexão sobre o fenómeno da mobilidade e o seu impacto nas sociedades ao longo dos tempos, através da realização das quatros exposições, cuidadosamente articuladas ou concebidas especificamente para espaços a que se destinaram: i) Museu de Lamego – Três Cidades de Marrocos. A partir de livro e fotografias de Vergílio Correia; ii) Convento de Santo António de Ferreirim – O mar que nos Liga. Coletiva apresentada pelos Encontros da Imagem, Braga; iii) Ponte Fortificada de Ucanha – Há ir e voltar, pela fotojornalista Lucília Monteiro; iiii) Mosteiro de Santa Maria de Salzedas –  Circum-navegação na palma da Mão – coletiva de fotografia mobile.

Inseridos na programação complementar das exposições tiveram ainda lugar um workshop de fotografia, pelo fotógrafo-viajante, Júlio de Matos, e um concerto de Natal, pela Orquestra Nacional Moderna, que teve por cenário o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas.

Depois da «Viagem», o Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa regressa no 1.º trimestre de 2021, para nova edição dedicada ao tema “Casa».

Prémio Parceria – Instituição Convidada: Santa Casa da Misericórdia de Lamego

Com o objetivo de promover o diálogo, a cooperação e um relacionamento de maior cumplicidade e de envolvimento do museu com instituições locais/regionais da comunidade onde se insere, o Museu de Lamego deu início, em 2019, ao programa anual Instituição Convidada.

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego foi a primeira instituição convidada, a pretexto da celebração dos 500 anos da sua fundação, de ser uma das instituições mais antigas e de maior relevo da cidade e pela ligação histórica que mantém com o museu.

Assente num modelo de gestão e organização partilhada entre o Museu de Lamego e a Instituição convidada, os 500 anos da Misericórdia de Lamego foram celebrados através de um conjunto de iniciativas desdobradas em torno da exposição titulada Misericórdia de Lamego. 1519-2019, apresentada entre 19 de maio e 29 de setembro. Da exposição foi publicado um catálogo impresso, que reúne as entradas de catálogo de onze investigadores especialistas na área da História, da História da Arte e Conservação e Restauro, distribuídas por quatro capítulos temáticos, antecedidos por dois artigos de caráter abrangente e contextualizante sobre a implantação da Misericórdia de Lamego na cidade Quinhentista e sobre a importância da encomenda artística no desenvolvimento das Misericórdias.

No âmbito desta parceria, tiveram ainda lugar uma nova fase do projeto de fundraising que o Museu de Lamego desenvolve desde 20122, «Conhecer, Conservar, Valorizar», em colaboração com a Misericórdia de Lamego, com o objetivo de reunir a verba necessária para o tratamento de conservação e restauro de duas esculturas do século XVI, provenientes da primitiva igreja da Misericórdia, e a realização das VI Conferências do Museu de Lamego e CITCEM, subordinadas ao tema Misericórdias no Douro, História, Arte e Património. O projeto teve a sua conclusão a 29 de setembro, durante as Jornadas Europeias do Património, com a presença do artista plástico Francisco Laranjo, comissário dos eventos da próxima edição do programa “Instituição Convidada”, que o atual contexto, obrigou a adiar para 2021.

Com um grande número de parcerias envolvidas, que tornaram possível a realização dos projetos agora reconhecidos, é justo sublinhar o Centro de Estudos Vergílio Correia, o Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional, os municípios de Lamego e Tarouca, a Diocese de Lamego, as juntas de freguesia de Ferreirim, Salzedas-Ucanha, a Paróquia de Ferreirim, os Encontros de Imagem de Braga, Fotobox, Embaixada de Portugal em Marrocos, Orquestra Nacional Moderna, DouroTV e Liga dos Amigos do Museu de Lamego.


LISTA DE TODOS OS VENCEDORES

Personalidade na Área da Museologia
Alda Costa
Cláudio Torres

Prémio Fotografia sobre Património
André Dores
Rosa Reis
Sérgio Jacques

Prémio Atividade Escolar Complementar com o Museu
Colégio Militar/ Direção de História e Cultura Militar: Atividade de Complemento Curricular – Museologia (Lisboa)

Prémio Filme
PrémioMuseu de Aveiro: “Entre o museu…rostos”
Menção Honrosa
Museu Municipal Pedro Nunes (Alcácer do Sal)
Sinagoga de Tomar (Tomar)

Prémio Inovação e Criatividade
Prémio
Museu de Lamego: Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa – A Viagem  (Lamego)
Museu Marítimo de Sesimbra: Programação Participada e Inclusiva. Museu Marítimo de Sesimbra: Um Museu da Comunidade  (Sesimbra)
Menção Honrosa
Museu de Lisboa: Festival Entre Romanos  (Lisboa)
Museu de Portimão: Recriação da descarga da sardinha no cais de Portimão  (Portimão)
Museu do Futebol Clube do Porto: APP Futebol Clube do Porto Museu & Tour  (Porto)

Prémio Comunicação Online
Fundação Bienal de Cerveira: Fundação Bienal de Cerveira ON  (Vila Nova de Cerveira)

Prémio Aplicação de Gestão e Multimédia
Museu do Côa: “Experiência de Realidade Aumentada” (Vila Nova de Foz Côa)

Prémio Marketing e Merchandising Cultural
Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado: Linha de merchandising no âmbito da exposição “Sarah Affonso. Os dias das pequenas coisas” (Lisboa)

Prémio Trabalho Jornalístico e Multimédia
RTP – Rádio Televisão Portuguesa: Museu Desconhecido
TVI: A Relíquia

Prémio Informação Turística
Prémio
Direção Regional de Cultura da Madeira: A Arte na Rota do Ouro Branco  (Madeira)
Menção Honrosa
Museu Nacional de Arqueologia: Folhetos em língua árabe  (Lisboa)
Museu Nacional dos Coches: Folhetos em língua árabe  (Lisboa)
Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão: Roteiro Turístico: Famalicão Turismo Industrial” Vila Nova de Famalicão)

Prémio Transporte de Património
Museu Nacional de Arqueologia: Exposição “Identidade e Cultura. Património Arqueológico de Sharjah (EAU) ” (Lisboa)
Museu Nacional do Azulejo: Exposição “The Land of Glazed Cities. 500 years of Azulejo in Portugal”/“O País das Cidades Vidradas. 500 anos do Azulejo em Portugal” (Lisboa)

Prémio Conferências
Maria da Luz Sampaio (Investigadora)
Museu Cosme Damião/Sport Lisboa e Benfica: Simpósio “Conservação do Património Cultural e Sustentabilidade: Desafios e Experiências” (Lisboa)
Helena Gonçalves Pinho (Investigadora)

Prémio Museólogo do Ano
Alexandre Pais
Ana Paula Assunção
Inês Fialho Brandão
Silvana Bessone

Menção Especial
Acesso Cultura
Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal
Casa Fernando Pessoa (Lisboa)
Federação Portuguesa das Associações de Surdos
Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (Batalha)
Museu de Leiria (Leiria)

Prémio Trabalho de Museologia
Museu de Leiria: Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal: novos campos para a ciência da conservação (Leiria)
Museu de Lisboa: Devoção e Fé. Registos em azulejo na cidade de Lisboa  (Lisboa)
Museu de Faro: “O Mosaico do Oceano: um tesouro intemporal de Ossónoba” (Faro)

Prémio Trabalho de Museografia
Museu de Marinha: Exposição A nova Sala dos Grandes Veleiros (Lisboa)
Museu do Neo-Realismo de Vila Franca de Xira: Exposição Cândido Portinari em Portugal (Vila Franca de Xira)
Museu Nacional de Arqueologia: Exposição “Identidade e Cultura. Património Arqueológico de Sharjah (EAU)” (Lisboa)

Estudo sobre Museologia
Humberto Rendeiro: Tese de Doutoramento: “Gestão Museológica: paradigmas de atuação, resultados e perspetivas (o panorama da Rede Portuguesa de Museus quinze anos depois da sua criação”

Prémio Investigação
Museu de Lisboa: Coletânea de Estudos Antonianos  (Lisboa)
Museu de Lisboa: Irisalva Moita: um percurso fotográfico  (Lisboa)
Museu Etnográfico da Madeira: Projeto editorial Cadernos de Campo (nº3): Festas e Romarias da Madeira
Museu Militar dos Açores – Direção de História e Cultura: Fontes Vivas. Consubstancia da Imaterialidade em Materialidade  (Açores)
Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado: Sarah Affonso. Os dias das pequenas coisas  (Lisboa)

Prémio Cooperação Internacional
Embaixada da República da Coreia
Embaixada de Itália
Embaixada de Portugal na China
Embaixada dos Emirados Árabes Unidos

Prémio Organismo Internacional
NEMO – Network of European Museum Organisation

Prémio Colecionador
António Miranda

Prémio Coleção Visitável
Prémio
Coleção António Miranda – Núcleo de Arte Sacra (Baião)
Menção Honrosa
Memória de Seguro (Lisboa)

Prémio Mecenato
Fundação BCP
Fundação BPI/La Caixa

Prémio Projeto Internacional
Museu Nacional de Arqueologia: Exposição “Identidade e Cultura. Património Arqueológico de Sharjah (EAU)” (Lisboa)
Museu Nacional do Azulejo: Exposição “The Land of Glazed Cities. 500 years of Azulejo in Portugal”/“O País das Cidades Vidradas. 500 anos do Azulejo em Portugal” (Lisboa)

Prémio Parceria
Prémio
Museu de Cerâmica de Sacavém: Vivências quotidianas do Convento de Cristo após a extinção da Ordem, através da cultura material e documental (Loures)
Museu de Lamego: Instituição Convidada 2019 – Santa Casa da Misericórdia de Lamego (Lamego)
Menção Honrosa
Museu de Angra do Heroísmo: Parceria com o grupo de teatro “A Sala” (programação)  (Açores)
Museu Nacional da Música: Concertos fora de portas  (Lisboa)

Prémio Instituição
Direção Geral do Património Cultural
Direção Regional de Cultura da Madeira
Direção Regional de Cultura do Alentejo
Direção Regional de Cultura do Algarve
Direção Regional de Cultura do Centro
Direção Regional de Cultura do Norte
Direção Regional de Cultura dos Açores

Prémio Incorporação
Fundação Cupertino de Miranda: Coleção Isabel Meirelles  (Vila Nova de Famalicão)
Museu da Música Mecânica: O Autómato Clown à l’échelle – O palhaço na escada  (Palmela)
Museu de Angra do Heroísmo: Exumação de Baleia comum – Balaeonoptera physalus  (Açores)

Prémio Intervenção em Conservação e Restauro
Prémio
Museu do Santuário de Fátima: Intervenção de Conservação e Restauro do Manto da Rainha D. Amélia  (Ourém)
Menção Honrosa
Museu de Leiria: Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal: novos campos para a ciência da conservação  (Leiria)

Prémio Projeto de Educação e Mediação Cultural
Prémio
Fundação Bienal de Cerveira: LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa (Vila Nova de Cerveira)
Museu do Côa: Serviço de Educação e Mediação Cultural do Museu e Parque Arqueológico do Vale do Côa (Vila Nova de Foz Côa)
Menção Honrosa
Museu Municipal de Loures: Museu visita a escola (Loures)

Prémio Catálogo
Prémio
Fundação Cupertino de Miranda: Cruzeiro Seixas – Ao longo do longo caminho  (Vila Nova de Famalicão)
Museu de História Natural da Universidade do Porto: Culturas e Geografias: Centenário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1919-2019)  (Porto)
Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado: Carlos Relvas (1838-1894) – Visitas inéditas de Portugal. A fotografia nos salões europeus  (Lisboa)
Menção Honrosa
Museu de Lisboa: Convivência (s). Lisboa Plural. 1147-1910 (Lisboa)

Prémio Exposição Temporária
Prémio
Museu Calouste Gulbenkian: O gosto pela Arte Islâmica  (Lisboa)
Museu de S. Roque: Um rei e três imperadores Portugal a China e Macau no tempo de D. João V  (Lisboa)
Menção Honrosa
Museu de Leiria: Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal: as memórias de um quotidiano  (Leiria)

Prémio Museu do Ano
Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s Madeira