Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

Lançamento do livro: “Cinco Séculos de Pintura. Guia ilustrado da pintura no Vale do Varosa e Museu de Lamego”

No Museu de Lamego, 19 de fevereiro de 2024, pelas 14h30

De autoria de Ana Brito e Rita Veiga, o livro “Cinco Séculos de Pintura. Guia ilustrado da pintura no Vale do Varosa e Museu de Lamego” vai ser apresentado no Museu de Lamego, na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro, numa sessão destinada às escolas.

Percorrendo 500 anos de encomenda artística e nomes maiores da pintura portuguesa, como Grão Vasco, Gaspar Vaz, os mestres de Ferreirim – Garcia Fernandes, Gregório Lopes e Cristóvão Figueiredo -, André Reinoso, Bento Coelho da Silveira e Pedro Alexandrino de Carvalho, entre outros, o livro/guia ilustrado propõe uma viagem ao interior das pinturas, para conhecer materiais, suportes, ferramentas e utensílios, pigmentos e sua evolução ao longo dos séculos.

“Cinco Séculos de Pintura. Guia ilustrado da pintura no Vale do Varosa e Museu de Lamego” é um trabalho de caráter pedagógico-didático, que resulta da vontade das autoras, ambas conservadoras-restauradoras, em partilhar com o público, de todas as idades, a sua ligação e vasto conhecimento sobre a pintura que se conserva no Museu de Lamego e Vale do Varosa, enquanto responsáveis pelo tratamento de conservação e restauro de grande parte das obras que o livro aborda.

Público-alvo: escolas e público em geral.

Entrada live.


Para fazer download da versão digital (Ebook), clique aqui.