Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Revista INventaMuseu 09. Capa

A publicação de uma edição especial da revista INventaMuseu pressupõe que as circunstâncias da sua publicação e os conteúdos disponibilizados também o sejam. Assim sucede a vários níveis. Desde logo, pelo facto de registar o caráter inédito que configura a primeira doação de 2021, ao Museu de Lamego. A aquisição, por parte de um particular, João Pedro de Oliveira Santos, de um documento manuscrito em pergaminho, datado de 1506, com o propósito de vir a ser integrado na coleção do espólio documental do museu. Com efeito, excetuando as aquisições realizadas por iniciativa das várias associações de Amigos do Museu, especialmente ativas entre as décadas 20 e 40 do século passado, não são comuns exemplos semelhantes no histórico de doações do museu.

Construída em sucessivas camadas, a coleção do Museu de Lamego é muito devedora à mais de meia de centena de doadores e legatários, que ao longo dos anos têm contribuído para o seu enriquecimento. A grande parte dessas doações, realizadas em contexto pós-Guerra (2.ª Guerra Mundial e Guerra Colonial Portuguesa), encontramos o desejo de preservação de memórias pessoais e familiares, por meio de uma segunda vida dos objetos, que a sua musealização faz antever. Contrariando essa tendência, a presente doação revela uma mudança de atitude que, paulatinamente, tem vindo a impor-se, relacionada com a consciência de que a salvaguarda do património é, antes de mais, um dever de cidadania, e a democratização do acesso e fruição do mesmo, uma questão primordial.

Com esse claro objetivo, numa iniciativa exemplar do doador, o manuscrito foi alvo de estudo, por uma equipa de três historiadores, que ao longo de 2020, se debruçaram sobre o documento, de modo a fazer coincidir a sua entrega ao museu, com a disponibilização de uma publicação que compilasse o trabalho realizado, pretexto para este número da INventaMUSEU. Em edição especial, também pelo facto de ter a coordenação editorial do historiador Nuno Resende, inaugurando um modelo que pretendemos venha a repetir-se no futuro, de chamar à participação externa a coordenação de publicações periódicas do museu.

Veja online aqui.

Faça download aqui.


Veja ainda o vídeo da cerimónia de entrega do manuscrito “Carta de D. João Camelo” ao Museu de Lamego, que decorreu a 20 de fevereiro de 2021.

Captação de imagem e edição: Curso Profissional de Técnico de Multimédia do Agrupamento de Escolas Latino Coelho (Lamego).