um museu para todos. o olhar de cada um

Lançamento de livro e inauguração de exposição

Museu de Lamego a 28 de abril de 2023, pelas 21h30

Um museu para todos. O olhar de cada um é o título do livro de contos que foi lançado dia 28 de abril, pelas 21h30 no Museu de Lamego, em simultâneo com a inauguração da exposição com o mesmo nome, que reúne o conjunto das dez peças do acervo do museu, que serviram de inspiração às narrativas inéditas assinadas por dez reconhecidos nomes da literatura portuguesa – Andréa Zamorano, Filipa Martins, João Morales, Manuela Gonzaga, Manuel da Silva Ramos, Nuno Camarneiro, Ricardo Fonseca Mota, Rita Taborda Duarte, Rui Zink e Tiago Salazar.

Dando forma ao encontro entre a Literatura e Museu de Lamego, a sua história e suas coleções, livro e exposição brotaram da primeira edição de Textemunhos, o Festival Literário, promovido pelo museu, em outubro de 2022, com a finalidade de ensaiar uma maior cumplicidade entre os museus e a Literatura.

Num conjunto de iniciativas desenhado em colaboração com o jornalista programador João Morales e o escritor e jornalista Tiago Salazar, decorreu, entre lançamentos, mesas-redondas, leituras encenadas, performances, exposições, teatro, cinema e gastronomia, o anúncio do livro, agora disponível, numa edição conjunta do Museu de Lamego e a editora Ponto de Fuga.

A complementar o livro a exposição, que coincide com a reabertura ao público de mais quatro salas de exposição, concluída a reabilitação estrutural do edifício ao abrigo da Operação Norte2020, Museu de Lamego. Museu para todos, e após a reabertura, em outubro passado, da sala de exposições temporárias, por onde já têm passado várias exposições – Em construção. Projeto fotográfico de Paula Pinto e Casa da Corredoura. Coleção de fotografia da família Perfeito Magalhães e Meneses, esta última, prolongada até 4 de junho.

Um museu para todos. O olhar de cada um ocupa as quatro salas de arqueologia, às quais foram acrescentadas novas peças do acervo do museu, habitualmente apresentadas noutros contextos, que as escolhas dos autores do livro determinaram, criando assim novas e inesperadas combinações entre os objetos, emprestando-lhes novas camadas de leitura e significados.

Livro e exposição serão apresentados num ambiente de festa, com a presença dos escritores Andréa Zamorano, Filipa Martins, João Morales, Manuel da Silva Ramos, Nuno Camarneiro, Ricardo Fonseca Mota e Rita Taborda Duarte, para sessão de autógrafos e visita comentada à exposição, e a apresentação do projeto musical HERA.

Uma iniciativa do Museu de Lamego e Textemunhos, em parceria com a editora Ponto de Fuga, que conta com o apoio do Município de Lamego, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Casa de Santo António de Britiande, Muralha Charm House e Sogrape.

Para saber mais sobre a exposição, clique AQUI.

Para saber mais sobre o livro, clique AQUI.