Horário: Encerrado ao público por motivo de obras de reabilitação do edifício

EM CONSTRUÇÃO. Projeto fotográfico de Paula Pinto

Museu de Lamego [Sala de Exposições Temporárias] |

06 de outubro a 12 de novembro de 2022

 

O Museu de Lamego encerrou ao público em novembro de 2021, por motivo de obras de reabilitação do edifício, ao abrigo da Operação NORTE2020, Museu de Lamego. Museu para Todos. Destinadas a uma melhoria das acessibilidades físicas e comunicacionais do Museu, as obras compreenderam a impermeabilização do edifício, através de recuperação integral de coberturas e caixilharias e a instalação de um elevador.

Num momento em que a empreitada de construção se encontra na sua fase final, EM CONSTRUÇÃO. Projeto fotográfico de Paula Pinto remete para o propósito comunicacional de um edifício em diálogo com a comunidade, que ao longo do ano pode acompanhar a par e passo, através das plataformas digitais, os trabalhos levados a efeito, tanto no que respeita à intervenção estrutural, como na intervenção de coleções, alvo de cuidado e minucioso plano de conservação preventiva.

Num registo fotográfico de valor documental e comunicacional, pelo arquivo de imagens captadas pela Paula Pinto perpassa um apurado sentido estético e sensibilidade, na procura do belo em situações de trabalho física e mentalmente exigentes, onde cabem a força, a resiliência, a tensão e o risco, mas também o alívio e a camaradagem.

EM CONSTRUÇÃO, a exposição que comunica um edifício em construção, é o resultado de uma seleção – difícil, mas que pretendemos emocional – entre as largas centenas de fotografias capturadas por Paula Pinto, técnica do Museu de Lamego, responsável pela gestão de coleções e pela conceção de conteúdos gráficos de comunicação e divulgação. Com uma ligação direta, efetiva e afetiva com o objeto fotografado, as suas imagens são um Diário Visual do que faz, do que vê e do que sente, e do modo bonito como o partilha.

Alexandra Falcão

1 thought on “Exposição “EM CONSTRUÇÃO. Projeto fotográfico de Paula Pinto””

Comments are closed.