O Museu de Lamego apresenta De Paço a Museu, uma exposição temporária que tem como ponto de partida a criação de uma narrativa em torno da memória histórica e emocional do edifício, antigo paço episcopal, onde o museu se encontra instalado. Ancorada num minucioso e exaustivo trabalho de investigação e levantamento de fontes em arquivos e bibliotecas levado a efeito por João Luís Marques (arquiteto e investigador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura do Porto), a exposição conta com a conceção e execução da  GloryBox e o apoio de várias instituições – Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da FAUP, Centro Português de Fotografia, Cinemateca, Arquivo Municipal do Porto, SIPA,  Arquivo Nacional Torre do Tombo, Museu Nacional de Arte Antiga, Arquivos Históricos da Direção Geral do Território, Arquivo Histórico do Ministério das Finanças, Biblioteca Municipal de Lamego e Biblioteca Pública Municipal do Porto, entre muitas outras.

Com apresentação, inicialmente, prevista para a reabertura total do Museu de Lamego ao público, concluído o projeto cofinanciado ao abrigo do programa NORTE2020 – Museu de Lamego. Museu para Todos, a exposição, que antecipa a segunda fase do projeto de obras de reabilitação do edifício, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, ficará patente até maio de 2024.

Meticulosamente concebida e programada por forma a comunicar e ensinar, incluindo os públicos num imaginário envolvente, de interação intelectual e emocional, a exposição pretende proporcionar uma experiência intensa, imersiva, com uma linguagem correta e científica e, simultaneamente, clara, comunicativa, estimulativa, divertida e educativa, vocacionada para todos os públicos, independentemente das suas capacidades físicas e cognitivas.

Fique atento ao programa complementar da exposição, a anunciar, brevemente, com especial referência às atividades propostas para 5 de abril de 2024, dia em que se assinala o 107.º aniversário da criação do Museu de Lamego.

A exposição pode ser visitada no Museu de Lamego, de segunda a domingo, entre as 10h00-12h30 e as 14h00-17h30.

Organização: DRCN |Museu de Lamego

Investigação: Alexandra Falcão e João Luís Marques

Curadoria: João Luís Marques

Conceção e execução: GloryBox