No próximo dia 19 de outubro, pelas 15h00, o Museu de Lamego vai reunir três investigadoras numa mesa-redonda, dedicada à investigação, no feminino, sobre o museu e as suas coleções.
A mesa-redonda Boas Raparigas insere-se na programação complementar da exposição temporária “Boas raparigas. Lamego nas décadas de 1930-1950, por Manuel Pinheiro da Rocha”, para a partilha do conhecimento que tem vindo a ser produzido, sobre o Museu de Lamego, a sua história e as suas coleções, no âmbito da investigação académica, levada a efeito mediante parcerias, com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Universidade de Salamanca.
Inaugurada a 22 de junho de 2024, no contexto das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, Boas Raparigas, a exposição parte de um conjunto de fotografias de Manuel Pinheiro da Rocha (n.1893, Britiande. Lamego), do Centro Português de Fotografia, captadas em Lamego, durante as décadas de 1930-1950, para pôr em relevo uma iconografia visual da Mulher, disseminada durante o Estado Novo. Propondo uma reflexão crítica sobre modelos estereotipados da Mulher, marcadamente masculinos e vinculadora a uma imagem assaz redutora, em simultâneo com a abertura da exposição, o Museu de Lamego apresentou a peça Memórias de uma Falsificadora, a partir do livro de memórias de Margarida Tengarrinha, a que se sucedeu por um debate sobre o papel da Mulher na sociedade atual, a que se pretende dar continuidade, na mesa-redonda Boas Raparigas.
Com um painel moderado pela museóloga e docente universitária Patrícia Remelgado e, tendo como convidado o historiador e igualmente docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Nuno Resende, participam na mesa-redonda três investigadoras, de diferentes proveniências – Brasil, Espanha e Portugal – que, no âmbito de cursos de mestrado ou pós-doutoramento, trabalham diretamente as coleções do Museu de Lamego, com um contributo inestimável para uma melhor e mais abrangente compreensão desta Instituição centenária.
Remetendo-nos para o mosteiro das clarissas de Lamego, o extinto mosteiro das Chagas, Luiza Farias realizou uma tese de mestrado de compilação do conhecimento produzido sobre a capela de São João Evangelista (inv. ML123), a maior e mais opulenta de todas as capelas e altares erigidos nos claustros desse cenóbio feminino. Também para esse mosteiro, nos orienta o objeto de estudo da investigadora Joana Amoroso, que se encontra a trabalhar duas pinturas, das mais icónicas, que integram o conjunto decorativo da capela de São João Batista – A Virgem com o Menino e Santa Maria Madalena – ambas atribuídas a uma monja artista, natural de Évora, Soror Maria Josefa dos Anjos.
Numa outra vertente de investigação, Elena Muñoz convida-nos a refletir sobre o papel das mulheres que transformaram o Museu de Lamego, através do trabalho que realizou no Arquivo, de levantamento dos bens incorporados, doações e legados, por iniciativa de mulheres, com um contributo decisivo para diversificar as coleções, além da sua natureza religiosa primeva, que esteve no fundamento da criação do Museu.
Organizada pelo Museu de Lamego, com a Junta de Freguesia de Britiande, a mesa-redonda conta com o apoio da ESTGL – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.
A entrada é gratuita.
Programa:
| Elena Muñoz (Espanha)
Uma lembrança nossa. De mujeres que transformaron el Museo de Lamego (revisitando el Archivo de Donaciones)
| Joana Rosas Amoroso (Portugal)
Duas pinturas do Retábulo de São João Baptista atribuídas a Maria dos Anjos: questões de abordagem e orientações para o seu estudo
| Luiza Freitas Faria (Brasil)
João, (o amado) evangelista. Análise plástica e iconográfica da capela do santo evangelista para exposição interativa no Museu de Lamego
| Nuno Resende (Portugal)
Investigador | Docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (convidado)
| Patrícia Remelgado (Portugal)
Museóloga | Docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (moderação)
Biografias
“Elena Muñoz es profesora ayudante doctora de Historia del Arte en la Universidad de Salamanca, miembro del grupo de investigación Imagen, ideología y sociedad. En 2022 fue becada con un contrato postdoctoral Margarita Salas para investigar las imágenes e imaginarios de las mujeres en el Museu de Lamego, y contó para ello con la tutorización del profesor Nuno Resende desde el Centro de Investigação Transdisciplinar: Cultura, Espaço e Memória y la Faculdade de Letras de la Universidade do Porto, y la catedrática Lucía Lahoz desde el Departamento de Historia del Arte y Bellas Artes de la Universidad de Salamanca. En esta charla, Uma lembrança nossa, vinculada a la exposición Boas Raparigas de Manuel Pinheiro da Rocha, presenta un estudio sobre las donaciones registradas en el Arquivo de Ofertas, para reflexionar colectivamente sobre el papel que jugaron las mujeres en el siglo XX como transformadoras del Museu de Lamego”.
Joana Rosas Amoroso. Nascida no Porto em 1989.
Licenciada em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2007-2012).
A frequentar o Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2023-presente). A desenvolver um projeto de investigação em torno de duas pinturas atribuídas a Maria dos Anjos (1631-1677), integradas no Retábulo de São João Baptista do Museu de Lamego.
Atualmente a trabalhar no Museu dos Transportes e Comunicações do Porto na mediação da exposição permanente “Motor da República” e outras atividades (serviço educativo).
Guia na Casa-Museu Fernando de Castro (2023-2024).
Assistente à Galerie Mendes na TEFAF Maastricht 2023 e Lisbon Antiques and Art Fair 2024.
Assistente na Galeria Cruzes Canhoto (2018-2020).
Luiza Freitas Faria. Estudante brasileira, licenciada no curso de História da Arte e mestranda no curso de História da Arte, Património e Cultura Visual, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Possui interesse no estudo da História da Arte, voltada para a arte religiosa, e em 2021, participou do programa de investigação jovem – IJUP – realizado pela Universidade do Porto, onde apresentou o estudo de uma urna relicário pertencente ao Museu de Vic, na região da Catalunha. Possui interesse, também, no estudo iconográfico de obras de arte, o que motivou a realização do projeto de estudo da capela do santo evangelista, no Museu de Lamego.
Nuno Resende (Cinfães, 1978) é professor auxiliar, com nomeação definitiva, no Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutor em História de Arte Portuguesa (d. 2102), mestre em Estudos Locais e Regionais (2005) pela Universidade do Porto e licenciado em História (2001) pela Universidade do Minho. Tem investigação publicada nas áreas de História da Arte (Época Moderna e História da Fotografia), História das Populações e Micro-História, Paisagem e Território (em especial estudos hodográficos) e Metodologia aplicada à análise de Fontes Históricas. Coordenou a 2ª fase de inventário do património religioso móvel na Diocese de Lamego (2005-2007), foi editor científico e coautor na obra «O Compasso da Terra: a arte enquanto caminho para Deus» (2006), autor de «Vínculos Quebrantáveis» (edição da sua dissertação de mestrado) (2012) – e de vários trabalhos e artigos nas áreas acima referidas, e outras, nomeadamente a tese de doutoramento, intitulada: «Fervor & Devoção» Património, culto e espiritualidade nas ermidas de Montemuro (séculos XVI a XVIII), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2012.
Patrícia Remelgado. Licenciada em História, var. Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2000), onde realizou uma Pós-Graduação em Museologia (2004). Em 2008, concluiu o Mestrado em Museologia, na área da Gestão da Informação e, em 2015, o Doutoramento em Comunicação e Museus. Depois de todo um percurso académico realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2014, ingressou na Porto Business School onde frequentou a Pós-Graduação Marketing Management (concluiu em 2015).
Desde 2009, exerce a sua atividade enquanto consultora no domínio do Património Cultural, Museus e Indústrias Criativas. É coautora e coordenadora da plataforma “Pportodosmuseus.pt” (www.pportodosmuseus.pt.
É docente convidada do Mestrado em Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito da disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação em Museus. Na FLUP, tem coorientado dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento, e integrado júri de provas de Mestrado.
Desde 2022, colabora com a Areal Editores na produção de conteúdos escolares e na coordenação e implementação de ações de divulgação do Património Cultural junto da comunidade escolar.
Membro da Direcção da APOM – Associação Portuguesa de Museologia (desde 2014). Investigador Integrado no CITCEM. Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória – Faculdade de Letras da Universidade do Porto (www.citcem.org).