TEXTEmunhos | Biografia | Ana Margarida de Carvalho

Licenciada em Direito, o seu primeiro romance Que Importa a Fúria do Mar, valeu-lhe o prémio APE 2013 e foi finalista em diversos outros prémios.

Como jornalista, passou pela SIC e publicou na revista LER, Jornal de Letras, Marie Claire ou Visão, onde também publica crítica cinematográfica. Conquistou vários galardões nessa atividade, como o Prémio Revelação Gazeta (1994), Clube de Jornalistas de Lisboa e Prémio Nacional Abel Salazar (1995), Clube de Jornalistas do Porto e Prémio Nacional Alexandre Herculano (1995) e Prémio Maria Lamas (2000). Tem reportagens, contos e poemas espalhados por várias publicações e coletâneas e um livro infantil chamado A Arca do É, com o ilustrador Sérgio Marques. Não se Pode Morar nos Olhos de um Gato é o seu segundo romance, foi considerado livro do ano 2017, nomeado pela SPA, e vencedor do Prémio Manuel Boaventura.

Publicou dois livros de contos, Pequenos Delírios Domésticos e Cartografias de Lugares Mal Situados (10 Contos da Guerra). Participa nas antologias Uma Terra Prometida – Contos Sobre Refugiados e Vinte Grandes Contos de Escritoras Portuguesas.

Fundou o site Final Cut, dedicado à Sétima Arte.

Reuniu em livro reportagens, crónicas, guiões subsidiados pelo ICA (onde integrou por diversos anos o painel de jurados) e publicou uma peça de teatro. É responsável por vários workshops e formações de Escrita.

Integra o Conselho Geral Independente da RTP e, em 2017, foi eleita pelo PCP para a Assembleia Municipal de Lisboa.