Horário: Encerrado ao público por motivo de obras de reabilitação do edifício

TEXTEmunhos | Biografia | Aldina Duarte

Nasceu em 1967. É reconhecida como uma das grandes vozes atuais do Fado, pela personalidade artística inconfundível e singular capacidade interpretativa. Tem cantado nas principais salas de espetáculo portuguesas e em grandes festivais no país e no estrangeiro. Foi fadista residente, durante 25 anos, numa das mais relevantes casas de fado de Lisboa, o Senhor Vinho, com direção artística de Maria da Fé.

A paixão pela literatura leva-a a uma escolha cuidadosa dos poemas que interpreta, sendo ela própria autora de muitas das suas letras, além de escrever para fadistas da nova geração, como Ana Moura, António Zambujo, Camané, Carminho, Gisela João, Mariza ou Pedro Moutinho. Manual Anti-Angústia é mais uma forma de aproximação à escrita que agora arrisca.

A discografia de Aldina Duarte inclui os álbuns Apenas o Amor (2004), Crua (2006), Mulheres ao Espelho (2008), Contos de Fados (2011), Romance(s) (2015), Quando Se Ama Loucamente (2017), Roubados (2019) e o mais recente Tudo Recomeça (2022), surpreendente reinvenção de alguns dos fados tradicionais mais marcantes na história dos seus concertos.