Memórias de Timor em Lamego
Peças de artesanato tradicional timorense e de outras regiões do Oriente, como China ou Indonésia, têm em comum o facto de todas serem oriundas de portugueses que regressaram de Timor até Lamego. O resultado desta união foi “Memórias de Timor em Lamego“, primeiro sob a forma de exposição e depois sob a forma de catálogo online.
A mostra, realizada ao abrigo do projeto [EM]COMUM que junta Museu de Lamego e Museu Diocesano de Lamego, desenvolveu-se em torno de réplica miniatural em filigrana de prata da casa tradicional de Lospalos, doada ao Museu de Lamego pela família do General Lemos Pires, último Governador português de Timor Leste. A exposição esteve patente no Arquivo Museu Diocesano de Lamego.
O gentilíssimo e talentoso João Amaral
Foi o primeiro Diretor do Museu de Lamego; foi uma das figuras mais marcantes do século XX em Lamego; foi artista, museólogo, investigador e bibliófilo; foi um ilustre cidadão e agora “O gentilíssimo e talentoso João Amaral” regressou ao seu museu em 2015, numa exposição de homenagem que, ao mesmo tempo, foi a primeira de um conjunto de iniciativas que ao longo do triénio 2015-2017 assinalam o centenário da fundação do Museu de Lamego.