Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

E-Catálogo | Retrato do papa Clemente XIV

Papa Clemente XIV

Pintor anónimo, seguidor Giovanni Domenico Porta (1722-1780)

c.1770

Óleo sobre tela

Proveniente do antigo paço episcopal de Lamego

Inv. ML 92

Fotografia | José Pessoa

O retrato do papa Clemente XIV, que pontificou entre 1769-1774, enfileira a galeria de retratos adquiridos para a decoração da sala de visitas do paço episcopal, por altura da completa remodelação do palácio, empreendida pelo bispo de Lamego, D. Manuel de Vasconcelos Pereira (1772-1786).

Guarnecido com uma moldura oval em talha decorada com motivos rococó, semelhante às que emolduraram os retratos dos membros da família real dos reinados de D. José I e de D. Maria I e obedecendo à mesma tipologia de representação, o retrato do sumo pontífice revela-nos uma figura de meia-idade, representada ao nível do peito, a ¾, envergando, sobre uma alva de punhos rendados, murça pontifical de veludo escarlate forrada a arminho. Completam a indumentária um camauro do mesmo e uma estola bordada a ouro, com as insígnias pontífices envoltas em motivos vegetalistas. Fazendo jus ao cognome O Rigoroso, a expressão de Clemente XIV é grave, sublinhada pelo olhar frontal e firme, sob sobrancelhas bem delineadas. Por sua vez, a mão direita, soerguida, confere expressividade ao pregador de grande e impressionante capacidade apostólica.

De autoria desconhecida, o retrato do sumo pontífice segue um modelo que maior difusão conheceu, através de gravuras, para a fixação da sua imagem, com origem, muito provavelmente, no pintor Giovanni Domenico Porta (1722-1780), que retratou, além do Clemente XIV, outras figuras ligadas à cúria romana.