Prados azuis
de Luís Quinta
Local | Museu de Lamego
Horário | segunda a domingo, 10h00-12h30 e 14h00-18h00
Exposição patente até 21 de outubro de 2024
A exposição
A vida de Luís Quinta está intimamente ligada à paisagem portuguesa e aos seus habitantes não humanos. Considera que o seu estúdio de fotógrafo é o mundo natural definindo-o como o lugar onde a presença do humano menos de se sente. Documenta animais, plantas, paisagens tendo muitas vezes como companheiros biólogos, cientistas, investigadores. Às fotografias e aos documentários associa uma escrita que combina o rigor da descrição com a emoção suscitada por uma paisagem ou um comportamento animal.
De entre os seus trabalhos, poderíamos ter escolhido as paisagens de Noudar, Alvão, Marão, Gerês ou Lousã, ou uma zona da costa marítima onde um rio se junta ao mar, ou a vertigem de cabos e falésias. Também podíamos ter escolhido o mar alto com espadartes, golfinhos, ou o mundo submarino onde a estranheza daqueles com quem não nos cruzamos seriam atraentes ao nosso olhar porque exóticos.
Tomamos um trabalho que foge à espantação das paisagens habitadas pelos peixes-lua e tubarões, das algas coloridas ou dos microrganismos do plâncton… Optamos pelo que designamos “Prados azuis” que é tão só a superfície do mar sem localização, sem objetos animados ou inanimados a servir de escala, sem latitude ou longitude, sem nome, sem nascer ou pôr-do-sol. Só o mar, a superfície do mar acessível ao olhar de todos, um mar azul, mas que pode ser dourado como se estivesse pronto a ser colhido. Estes prados azuis, que podem ser de outra cor, são um convite a lentificar o passo, a parar, a arrastar o olhar e ter a consciência que as formas que vemos são únicas, efémeras, irrepetíveis. E isso é tanto!
Manuela Matos Monteiro
O autor
Luís Quinta é fotógrafo e realizador de história natural e colabora com a National Geographic Magazine e a revista Visão. Publicou mais de um milhar de artigos e reportagens na imprensa nacional e internacional. Integrou o maior projeto fotográfico sobre natureza na Europa – “Wild Wonders of Europe” e recebeu vários prémios nacionais e internacionais. É formador de fotografia e cinegrafia de natureza em ambiente terrestre e subaquático e autor de vários livros. Já proferiu várias conferências e o seu trabalho tem sido usado por universidades e museus. Realizou inúmeras exposições de fotografia individuais e colaborou em muitas outras, em Portugal e pelo Mundo. Os seus documentários de história natural têm sido exibidos pela televisão como National Geographic Channel, Discovery Channel, ARTE TV France, SIC, RTP, entre outras.
https://www.naturcoa.pt/luis-quinta
https://www.nationalgeographic.pt/fotografos/luis-quinta_68