Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

Conhecer Lamego e o Vale do Varosa em Fotografia

Conhecer Lamego e o Vale do Varosa em Fotografia

exposição das fotografias dos finalistas do concurso

Local | Museu de Lamego

Horário | segunda a domingo, 10h00-12h30 e 14h00-18h00

Exposição patente até 29 de dezembro de 2024

A exposição

São virtualmente ilimitadas as possibilidades de

representação da paisagem pela fotografia

Duarte Belo

 

A paisagem é mais do que o cenário, o pano de fundo onde a humanidade habita. É um elemento constitutivo do humano e, talvez por isso, as paisagens não são neutras. O modo como cada um vê uma paisagem está marcado pelo seu lugar de origem, pelo estatuto social, pela história de vida, pelos valores, pela conceção do mundo. A paisagem, as paisagens são, portanto, apropriadas a partir do contexto de cada um.

No concurso que a Bienal lançou, pretendeu-se motivar os participantes a registar paisagens da região de Lamego e Vale do Varosa como um meio de conhecer e dar a conhecer o território. Das conversas que estabelecemos com alguns fotógrafos havia uma quase deceção muito comum nos urbanos que procuram nos lugares mais afastados das grandes cidades espaços verdes, idílicos a consagrar o bucólico romântico que eventualmente nunca existiu.

Qual a origem desta procura da paisagem perdida? É um facto que nos últimos anos a paisagem mudou muito: os caminhos sinuosos deram lugar mantas de asfalto liso, muitos campos foram entregues ao mato, os fios dos postes de eletricidade cruzam-se e entrecruzam-se nos prados que conhecem estufas e painéis solares, montes e montanhas são encimadas por eólicas a competir com as capelas. A própria perceção de paisagem mudou pela representação dada pelos drones, o reconhecimento dos lugares deixou o papel dos mapas e são as apps que nos orientam no espaço, os marcos de cimento que ladeiam as estradas a indicar quilómetros deixaram de ser úteis e vão-se apagando a favor dos GPSs.

As exposições de Duarte Belo e de Álvaro Domingues contribuíram para que o conceito de paisagem se alargasse ao que efetivamente existe. As fotografias em exposição provam que a paisagem é múltipla e diversa, objeto de perspetivas múltiplas e diversas.

Manuela Matos Monteiro | João Lafuente

Os autores

Adelino Silva | Alberto Blanquet | Alda Alvim | Alexandra Vieira | Ana Sousa | Antonieta Monteiro | António Jota Gonçalves | Augusto Lemos | Carla Almeida | Carlos Vieira | Chica Miranda | Conceição Magalhães | Diane Vilela | Fernando Lopes | Filomena Coroado | Francisco Martins | Goreti Ferraz | Isabel Afonso | Isabel Leal | Isbela Mota | Istvan Tóth | Joana Osório | João Oliveira | João Taveira | José Luís | José Silva | Lúcia Melo | Luís Aguiar |M. Alice Azevedo | M. João Correia | Manuel Carmezim | Manuela Ribeiro | Manuela Vaz | Maria Carrapeto | M. Odete Correia | Olímpia C Branco | Paulo Guedes | Paulo Sousa | Rafael Gonçalves | Raquel Lamares | Sá Azevedo | Salomé Carvalho | Sílvia Torres | Sofia Santos | Zélia Figueiredo