Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Par Amoroso num Interior

Par Amoroso num Interior

 Um par de enamorados sentados sobre uma mesa, bebendo vinho, num interior rústico. A mulher, à esquerda, de olhar tímido, usa um vestido de tom escarlate, com ampla gola branca e cabeça toucada. Com o rosto de perfil, volta o corpo para a direita. O par, de sorriso malicioso, abraça e incita a companheira à bebida, segurando um jarro de vinho sobre a mesa, onde também repousa uma toalha enrodilhada e dois pedaços de pão. Mais afastado, à direita, um camponês inclina-se sobre o casal. A cena é enquadrada, à esquerda, por uma cancela de madeira, sobre a qual espreita um mocho.

A pintura trata-se de uma versão simplificada de uma composição de David Teniers II, datada de c. 1675 e reproduzida pelo gravador francês Jacques Nicolas Tardieu, na primeira metade do século XVIII.

De inícios do século XIX, conhece-se uma pintura a óleo sobre cobre vendida pelo antiquário Mansion House Antiques & Fine Art (Leicestershire, Reino Unido), na qual, para além das figuras estarem invertidas, como sucede na gravura, algumas delas foram dispensadas, bem assim como alguns dos utensílios espalhados pelo chão. A semelhança deste exemplar com o proveniente da coleção Ana Maria Pereira da Gama deve relacionar-se com a produção de várias cópias executadas no século XIX ou inícios do seguinte, vendidas aos turistas, como souvenirs. Não sendo originais, estas pinturas habitualmente não eram assinadas nem possuíam quaisquer marcas.

 

Cópia segundo David Teniers II

Séc. XIX

Óleo sobre tela

Legado de Ana Maria Pereira da Gama

Inv. ML 7810