Maria Isabel Quaresma
Maria Isabel Quaresma é natural de Lamego e licenciou-se em Teatro – vertente Interpretação, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, em 2012. Depois de alguns anos ligada às artes performativas, começou a interessar-se cada vez mais pelas artes visuais e gráficas, o que a levou, aos 27 anos, a ingressar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde concluiu a licenciatura em Design de Comunicação (2020) e, mais tarde, o mestrado em Design da Imagem (2023), onde defendeu a tese: A vulnerabilidade da verdade – jogo crítico para a sensibilização da desinformação nos meios mediáticos sociais (2023), sob orientação do Professor Doutor Miguel Carvalhais e Professor Doutor Pedro Cardoso. Atualmente, encontra-se a frequentar o doutoramento em Design na mesma instituição.
A Maria Isabel tem especial interesse em trabalhar com jogos e sistemas lúdicos que promovam o pensamento crítico, sobretudo ligados a temas sociais e políticos. Desde cedo percebeu que o design pode ser uma ferramenta ativa na criação de espaços de reflexão crítica sobre temas emergentes da vida humana.
Atualmente, divide o tempo entre o seu estúdio de design em Cedofeita, no Porto, cidade onde vive, e a área da docência, onde leciona na Escola Superior de Design (IPCA), em Barcelos, no Departamento de Artes e Comunicação.
O seu trabalho desenvolve-se sobretudo nas áreas da ilustração, animação e modelação/animação 3D — ferramentas que utiliza regularmente em projetos de identidade visual e design editorial.
Maria Isabel Quaresma vê o design como uma área de ação, de crítica social e posicionamento. E é isso que procura trazer para as áreas onde atua, tanto como aluna, professora e Designer.