Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

ABERTAS AS INSCRIÇÕES | III Concurso escolar de escrita criativa ESTÓRIAS [IM]PROVÁVEIS 2022

–  Edição especial – 20 Anos do Douro Património Mundial

Inserido na programação destinada a assinalar os 20 Anos do Douro Património Mundial, cujas comemorações decorrem ao longo de todo o ano, o III.º concurso escolar de escrita criativa ESTÓRIAS [IM]PROVÁVEIS tem como tema o DOURO, o seu património paisagístico (natural ou edificado) e património imaterial (usos, costumes, tradições, artes e ofícios).

Destinado aos alunos dos 2.º e 3.º CEB e Secundário, o concurso tem como principais objetivos motivar hábitos de leitura e incentivar a criatividade literária dos alunos, associada à promoção do conhecimento sobre o património da região do Douro, como ponto de partida e inspiração para o desenvolvimento de textos em prosa ou em verso.

Tendo em conta a relevância e o contexto da temática proposta, a organização deste ano contempla algumas novidades, de modo a que esta III.ª edição do concurso seja especial e territorialmente abrangente.

Nesse sentido, pela primeira vez, o concurso vai estar aberto a alunos de todo o país, que frequentem os 2.º e 3.º CEB e Secundário.

Outra das novidades, desta edição, é a realização de um sorteio de 20 viagens de barco no Douro, a realizar entre os alunos que fizerem a sua pré-inscrição no concurso. A decorrer em maio, a viagem contará com a participação do escritor Tiago Salazar e o programador literário João Morales, no contexto de uma oficina de escrita criativa destinada à partilha e desenvolvimento de algumas ferramentas de apoio à criação literária.

As inscrições no concurso são gratuitas, mas obrigatórias. Já estão abertas e podem ser feitas através do envio de um email (mlamego@culturanorte.gov.pt), até 30 de abril de 2022.

Promovido, anualmente, pelo Museu de Lamego e Rede de Bibliotecas de Lamego, a 3.ª edição do concurso tem o apoio da CCDR-Norte – 20 Anos do Douro Património Mundial e da Direção Regional de Cultura do Norte.


Datas importantes:

Prazo de inscrição – 30 de abril de 2022

Prazo para entrega dos trabalhos a concurso – 31 de maio de 2022

Sorteio das 20 viagens de barco no rio Douro – 6 de maio de 2022

Viagem de barco – maio de 2022 (data a anunciar)

Cerimónia de entrega de prémios – 6 de outubro de 2022

Consulte o regulamento do concurso aqui.