Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

Calendário de Peeter Balten | Oferta Educativa

Exposição Temporária

CALENDÁRIO DE PEETER BALTEN

De 29 de setembro a 31 de outubro de 2020

 

Provenientes da Sé de Miranda do Douro, 12 quadros com alegorias aos meses do ano fazem parte da exposição no Museu de Lamego. Produção típica da pintura de género flamenga do século XVI, este conjunto é atribuível ao pintor Peeter Balten (c. 1527-1584), contemporâneo e colaborador ocasional de Pieter Brueghel, o Velho, cujos modelos lhe serviram de inspiração. A figuração dos meses, com raízes na arte clássica e nos Livros de Horas medievais, evoca, neste caso, as atividades agrícolas, venatórias e pastoris próprias de cada época do ano, com simbólicas e subtis alusões aos ciclos da Vida e ao calendário zodiacal.

PROGRAMA COMPLEMENTAR

Até 31 de outubro | Oficina

Os 4 Irmãos 

Cheios de cor, formas e texturas as pinturas do “Calendário de Balten. Os retratos dos meses da Sé de Miranda do Douro” são o ponto de partida para uma viagem literária torno do livro infantil de António Torrado “Os Quatro Filhos do Rei Sol”.

Dos trabalhos agrícolas às festividades, que pontuam as estações do ano, terminamos com o Outono, interpretado e recriados através de materiais naturais, ligados à região do Douro.

Público: Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

Sessão especial para famílias: 24 de outubro, pelas 15h00

Dia 25 de outubro | Visita orientada

No próximo dia 25 de outubro, pelas 15h00, o Museu de Lamego promove uma visita orientada à exposição temporária “Calendário de Peeter Balten”.

Público: Público em geral

CONDIÇÕES DE VISITA

Número máximo de participantes: 10 por sessão

A participação é gratuita, mas requer marcação prévia através do número de telefone 254 600 230 (Museu de Lamego) ou do e-mail mlamego@culturanorte.gov.pt.