Festival Japão Torna-Viagem | Gala de encerramento
Lamego, 02 de novembro de 2025 | Teatro Ribeiro Conceição
Agendada para 2 de novembro, a Gala de Encerramento do Festival Japão. Torna-viagem propõe um programa em torno de várias propostas no domínio da Literatura, Artes Plásticas e Dança.
Com início às 16h00, a primeira convidada a subir ao palco é Inês Camaño Garcia, com o projeto artístico Sombras em Movimento – O inesperado, como se traduzem as peças? Quatro pinturas, encomendadas pelo Museu de Lamego, inspiradas em quem escolheu a sombra como território de criação, com referência ao designer de moda japonês, Yohji Yamoto, que passarão a integrar a coleção do museu.
Com incursões na pintura experimental, Inês Camaño Garcia é designer e investigadora de moda, fundadora e diretora criativa da marca de vestuário infantil möm(e) reconhecida internacionalmente pelo seu compromisso com a sustentabilidade.
Dando continuidade ao espaço dedicado à criação plástica, seguir-se-á a apresentação Japão. Torna-viagem, o Álbum, que reúne os desenhos de esboço realizados pelos alunos de artes visuais, da professora Sara Fernandes, durante as sessões da primeira parte do Festival, ocorrida em maio passado. Os alunos foram convidados a captar momentos através do desenho, registando as expressões, gestos e a atmosfera criada nos diálogos entre oradores e moderadores. Mais do que um simples exercício de observação, esta atividade foi uma experiência de escuta visual: palavras transformadas em traços, emoções em formas e discursos em imagens. A arte encontrou a palavra, nas pessoas, na energia do diálogo, no ritmo da conversa e na emoção da partilha de ideias (Sara Fernandes).
A ligação de Paulo Malekith Rema ao Festival, ocorreu no âmbito do projeto partilhado com Sandra Pereira, OKEDAMAS, de criações artesanais inspiradas no imaginário japonês, dado a conhecer na segunda parte do Festival, em setembro passado. Amante de viagens e homem dos sete ofícios, Paulo Malekith Rema é também escritor, trazendo para o palco do Festival o seu mais recente livro Da minha boca, navios cansados, de poesia haiku, mote para uma conversa com Alexandra Guedes (vaagostudio).
A viagem segue. Com a peça Kokoro & Saudade, a celebrar a união entre o coração japonês e a alma portuguesa, proposta pela AD Art Dance Academy, com coreografia do bailarino e diretor artístico da academia Roberto Sabença. São dele as seguintes palavras: Do Japão a Portugal, o corpo narra histórias de embarques e encontros, de saudade e descoberta. A estética japonesa encontra a emoção portuguesa num diálogo sem palavras, onde cada movimento é memória e cada pausa, transformação.
O mote perfeito para selar o Festival, com cerimónia de entrega de prémios do Prémio Literário Japão. Ir. Organizado com o fito de levar o museu, por meio da sua coleção de cerâmica japonesa, além-muros, fazendo-o viajar através da Literatura, o objetivo cumpriu-se. Com um total de 184 trabalhos a concurso, distribuídos pelas categorias de conto e micronarrativa, é de sublinhar a criatividade literária e inovação das narrativas apresentadas, bem como a abrangência territorial do prémio, que contou com participações da Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Reino Unido. A cerimónia conta com a participação especial do escritor Tiago Salazar, ligado a vários projetos literários promovidos pelo Museu de Lamego, beneficiário da doação realizada pelo escritor, em 2022, aquando da sua participação no Festival Literário Textemunhos, da sua biblioteca pessoal de livros de viagem.
Montra de projetos inspiradores, com marca portuguesa, que promovam a ligação Portugal-Japão, o encerramento do festival conta ainda com a participação da obra do ceramista Paulo Alves e Chá Camélia.
Sela-se assim um ano de comemoração da relação Portugal-Japão, a de ontem e a dos dias atuais, a arte como um abraço, em parceria com a EXPO Osaka 2025.

PROGRAMA:
16h00 – Abertura
Sombras em Movimento – apresentação da peça criada por Inês Camaño Garcia, no âmbito do Festival.
Japão. Torna-Viagem. O álbum – apresentação do álbum de desenhos inspirados no Festival, pelos alunos de artes visuais da professora Sara Fernandes.
Da minha boca, navios cansados – apresentação do livro de poesia haiku de Paulo Malekith Rema, com Alexandra Guedes.
KOKORO & SAUDADE – performance pela Art Dance Company, com coreografia de Roberto Sabença.
Prémio Literário Japão. Ir e Voltar, nas categorias de micronarrativa e conto.
Entrega de prémios
Participação especial:
Tiago Salazar
Participação:
Projeto Okedamas, de criações artesanais inspiradas no imaginário japonês, por Sandra Pereira e Paulo Malekith Rema
Paulo Alves – Cerâmica ®
Chá Camélia
A entrada é livre.
Toda a informação em https://museudelamego.gov.pt/aprender/festival-japao-torna-viagem/