Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

Ephemera

Sob o mote “não deite fora nada que sirva a memória”, no dia 29 de setembro de 2018, o Museu de Lamego assinou um protocolo de colaboração com a EPHEMERA, Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira. Quando forem 16h00, o museu passa a ser oficialmente parceiro do denominado arquivo privado mais público de Portugal, numa iniciativa integrada nas Jornadas Europeias do Património e que conta com a presença do historiador e politólogo José Pacheco Pereira.

Especializada em política e história política do século XIX a XXI, o arquivo recebe espólios, acervos, livros, periódicos, manuscritos, panfletos, fotos e também objetos, que torna depois acessíveis em https://ephemerajpp.com.

Com a formalização desta parceria, o Museu de Lamego assume-se como um espaço de recolha ativa de bens patrimoniais, contribuindo para a sua disponibilização online na EPHEMERA.

Este é um acervo privado constituído por três fontes principais: a biblioteca e papéis da família Pacheco Pereira, que se encontravam no seu grosso na posse de Álvaro Pacheco Pereira, falecido em 2012; a biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, cujas primeiras aquisições próprias datam de 1963; e um vasto conjunto de ofertas que vão desde bibliotecas inteiras a espólios completos, para além de muitos núcleos mais pequenos e um contínuo fluxo de materiais, comprados mas, na sua maioria, oferecidos.

Com uma forte componente especializada na história política contemporânea, possui materiais de arquivo e coleções únicas em Portugal.

O que é o Ephemera?

O EPHEMERA é o Arquivo/Biblioteca de José Pacheco Pereira. Trata-se de um acervo privado constituído por três fontes principais: a biblioteca e papéis da família Pacheco Pereira, que se encontravam no seu grosso na posse de Álvaro Pacheco Pereira, falecido em 2012; a biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, cujas primeiras aquisições próprias datam de 1963; e um vasto conjunto de ofertas que vão desde bibliotecas inteiras a espólios completos, para além de muitos núcleos mais pequenos e um contínuo fluxo de materiais,  alguns comprados mas, na sua maioria, oferecidos.

Qual a ligação do Museu de Lamego ao Ephemera?

No passado dia 29 de setembro de 2018, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Museu de Lamego e a Ephemera assinaram um protocolo de colaboração mútua que permite que o Museu de Lamego seja um ponto de recolha de materiais para o arquivo e biblioteca de José Pacheco Pereira, comprometendo-se a Associação Cultural Ephemera a apoiar as iniciativas do museu, assim como colocar à sua disposição material para a organização de exposições e palestras.

Qual a temática do Ephemera?

Trata-se de um acervo no seu conjunto generalista, mas com uma forte componente especializada na história política contemporânea, com materiais de arquivo e com coleções únicas em Portugal em determinadas áreas.

O que pode posso doar ao Ephemera?

Especializada em Política e História dos séculos XIX a XXI, a Ephemera recebe livros, jornais, documentos, cartazes, panfletos, brochura, manuscritos, mas também objetos, como por exemplo material de campanhas eleitorais.

Como posso consultar a Ephemera?

A Ephemera tem um blogue destinado a divulgar os materiais do Arquivo e Biblioteca de José Pacheco Pereira, disponível em https://ephemerajpp.com/.

Os doadores

[2018-2024]

Alexandra Falcão

Carlos Campos Costa

Casa de Santo António de Britiande (Ana Maria Pinto Ribeiro)

Colaboradores do Museu de Lamego

Ivone Costa

João Lopes

João Sousa Dias

José Borges

Luís Portela da Gama

Maria do Livramento de Freitas Chanesco

Maria João Oliveira

Maria João Pessanha Alcoforado

Marina Valle