Horário: Encerrado ao público por motivo de obras de reabilitação do edifício

In Memoriam | E-Catálogo | Gomil e Bacia

Gomil e bacia de água às mãos

Portugal, século XVII (2.ª metade)

Ourives desconhecido

Prata relevada, cinzelada e dourada

Proveniente da Mitra Episcopal de Lamego

Inv. ML 151;152

“O gomil e a bacia, sendo o primeiro destinado a deitar a água benta sobre as mãos do celebrante e o segundo a recolhê-la, compõem o serviço de lavabo utilizado nas abluções litúrgicas pontificais ou de outros prelados que detenham idêntico privilégio. Não se distinguem, do ponto de vista material e estilístico das congéneres de uso profano, exceto pela decoração com motivos religiosas, aliás nem sempre presente” (ROQUE: 1988,109).

Como é o caso deste magnífico conjunto de aparato que, tendo pertencido à Mitra Episcopal de Lamego, a sua decoração faz intuir o uso civil, ligado ao ritual do serviço da mesa, que conheceu especial incremento no período barroco. Com efeito, no início das refeições era habitual fazer circular entre os comensais um lavabo com água perfumada para lavar as mãos.

De grande elegância formal, o gomil, em forma de elmo, possui a base circular alteada, sobre a qual assenta o bojo decorado um friso de folhas de palma e outro de godrões e, junto ao bico, um mascarão.  No lado oposto, conferindo-lhe singularidade, a asa é guarnecida por folhagem de acantos que se prolonga por um torso feminino desnudo, com os braços em voluta.

Peça de relevo no contexto da ourivesaria civil do século XVII, o conjunto tem representado a coleção do Museu de Lamego em várias exposições internacionais, entre as quais, a Exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola (Lisboa, 1882); Les Trésors de l’Orfévrerie du Portugal (Paris, 1954); Exhibition of Portuguese Art 800-1800 (Londres, 1955) e Arte Portuguesa. 1550-1950 (Rio de Janeiro, 1965).

Bibliografia

CATALOGO illlustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. (1882) – Lisboa: Imprensa Nacional.

EXHIBITION of Portuguese Art. 800-1800 (catálogo) (1955). London: Royal Academy of Arts.

ARTE Portuguesa. 1550-1950 (1965). Rio de Janeiro: Comissão Nacional Portuguesa das Comemorações do 4º Centenário do Rio de Janeiro e Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.

ROQUE Maria Isabel (1998) – «Serviço de lavabo: bacia e gomil» Fons Vitae. Pavilhão da Santa Sé na Expo ’98. Lisboa: Expo’98.