Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

E-Catálogo | Credência

Credência

Portugal, séc. XVII-XVIII

Casquinha dourada e castanho dourado e policromado

Antigo paço episcopal de Lamego

Inv. ML 433

Fotografia | José Pessoa

De acordo com os inventários dos bens do paço episcopal realizados no século XIX, na capela particular dos bispos, forrada de tafetá encarnado, entre as peças de mobiliário, são referidas duas cardencias, uma de cada lado. Em 1908, alterada a função religiosa, de repouso das alfaias litúrgicas, voltamos a encontrá-las a mobilar a sala do trono. Dois exemplares que se conservam na coleção do Museu de Lamego, similares na forma – com a frente, ilhargas e pernas douradas, e o tampo com pintura marmoreada -, individualizando-se pelo recurso a uma distinta e complexas gramática ornamental. No exemplar em apreço, domina a composição uma cartela de folhagem de acanto encimada por coroa aberta, apoiada numa travessa horizontal ondulada em cujas extremidades pendem putti com flores, envoltos em folhagem de acanto que se projeta sobre o motivo central. Nas ilhargas, observam-se mascarões com folhagem de acanto, rematados inferiormente por grinaldas. Os ângulos da caixa são decorados com cabeças de águia, que se desenvolvem para formar as pernas galbadas em forma de pernas de sátiros, ornadas, nos joelhos, por pequenos animais agachados. Assenta sobre uma estrutura em H e pés de bola, possivelmente acrescentada (BASTOS, 1999: 65-66).

 

Bibliografia |

BASTOS, Celina (1999) – “Credência (Base de Contador?)”. BASTOS, Celina, PROENÇA, José António. Museu de Lamego. Mobiliário. Lisboa: Instituto Português de Museus.