12 de novembro no Museu de Lamego |
Finissage EM CONSTRUÇÃO. Projeto fotográfico de Paula Pinto
No próximo dia 12 de novembro, pelas 15h00, vai ter lugar o encerramento da exposição – Em Construção. Projeto fotográfico de Paula Pinto – destinada a assinalar a conclusão da primeira fase das obras de reabilitação do edifício, ao abrigo da operação Norte2020, Museu de Lamego, Museu para Todos. Presidirá ao encerramento da exposição a Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.
Constituída por c. 20 fotografias recolhidas no contexto das obras de reabilitação, que compreenderam a impermeabilização do edifício, através da recuperação integral de coberturas e caixilharias, e a instalação de um elevador, Em Construção remete para o propósito comunicacional de um museu em diálogo com a comunidade, num registo documental e, sobretudo, sentimental de autoria de Paula Pinto, técnica do Museu de Lamego, responsável pela gestão de coleções e conceção de conteúdos gráficos de comunicação e divulgação.
Recorde-se que a inauguração da exposição ocorreu no passado dia 6 de outubro, coincidindo com a reabertura da sala de exposições temporárias do Museu de Lamego, após um período de encerramento, por motivo das obras em curso. Tendo acolhido diversas iniciativas desde a sua reabertura, como sejam a exibição do filme A Corte do Norte, de João Botelho, em sessão especial do 7º Ciclo de Cinema do Museu de Lamego, e Textemunhos – Festival Literário, a sala de exposições manter-se-á de portas abertas ao público, até à reabertura integral do museu, com uma programação regular de exposições e outros eventos de natureza diversa.
Lançamento INTIMIDADE, de Alexandre Sampaio
A sessão de encerramento será seguida da apresentação do livro INTIMIDADE, de Alexandre Sampaio, marcada para as 16h00.
O livro evoca a performance de Alexandre Sampaio, com o mesmo nome, que teve estreia no Museu de Lamego, no Dia Internacional do Museus de 2012, sob o mote Museu num Mundo em Mudanças. Novos Desafios, Novas Inspirações. Entendida como uma performance de intervenção comunitária em espaços museológicos, que desafia a relação entre iconografia e polissemia, desagregando momentaneamente as narrativas pictóricas e escultóricas de forma a reposicioná-las, e anos mesmos, em contextos de pertença, tanto individual como coletiva (Alexandre Sampaio, Intimidade), Intimidade teve edições posteriores no Museu Nacional Grão Vasco (2015), no Navio-Museu Santo André do Museu Marítimo de Ílhavo (2017), no Solar do Queijo e no Museu do Agricultor e do Queijo de Celorico da Beira (2020). Intimidade, o livro, revisita as várias edições da performance, naquilo que tiveram de envolvimento e partilha com a comunidade.
Com apresentação do autor, Alexandre Sampaio, e da diretora do Museu de Lamego, Alexandra Falcão, a sessão conta com a presença de Cristina Teixeira e Maria Eugénia Pereira Coutinho, participantes da edição de Lamego, para a leitura de alguns excertos.
Entrada gratuita, sujeita à capacidade da sala.