Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

Concerto pelo CANTUSd’Alma no Mosteiro de São João de Tarouca

Será já no próximo dia 04 de setembro que o projeto CANTUSd’Alma irá apresentar-se em concerto, pelas 18h00, no Mosteiro de São João de Tarouca. Inspirado nas Cantigas de Santa Maria, o concerto está inserido no ciclo de música “CANTUSd’Alma no seu Património”, iniciativa que conta com o apoio do Programa Garantir Cultura e do Museu de Lamego | Monumentos do Vale do Varosa.

A entrada é gratuita, limitada à capacidade do espaço.


Sobre o CANTUSd’Alma:

“CANTUSd’Alma explora a essência da música medieval através das Cantigas de Santa Maria, com um espectro mais rico de novas sonoridades. Centrando-se na voz de duas almas e no amor pela música transporta para o século XXI a sonoridade e musicalidade do século XIII.

CANTUSd’Alma apresenta o seu primeiro trabalho “discursus” que para além de dar o nome ao seu primeiro original, tem como objetivo estabelecer uma evolução (movimento) ao longo destas cantigas, proporcionando ao ouvinte a identificação temporal das várias práticas musicais desde a era medieval até aos dias de hoje, utilizando para o efeito a riqueza de contrastes e características sonoras oriundas não só das vozes, mas também de outros instrumentos, como o acordeão, a percussão e o violoncelo. Uma interpretação distinta e singular são o resultado de uma combinação dos arranjos do compositor André Ruiz com uma visão alternativa e única sobre cada uma das cantigas.” (Fonte: CANTUSd’Alma)


Programa | Discursus

1. Madre de Déus, óra por nós téu Fill’ essa hóra

2. A Virgem, Madre de Nóstro Sennor

3. De vergonna nos guardar punna todavía

4. Tantos vai Santa María eno séu Pórto fazer de miragres

5. Discursus II (instrumental)

6. Rósa das rósas e Fror das frores (a cappella)

7. Homildade con pobreza quér a Virgen corõada

8. Muitas vegadas o dém’ enganados ten os hómes

9. Quen a omagen da Virgen e de séu Fillo honrrar

10. Como Déus fez vinno d’ agua ant’ Arquetecrinno

11. Par Déus, tal sennor muito val