Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Visitação

Visitação

Assinado e datado em 1790 pelo pintor Pedro Alexandrino de Carvalho (1730-1810), o painel da Visitação foi encomendado ao pintor lisboeta, com origens em Lamego, para decoração do retábulo da capela-mor da igreja da Misericórdia pelo bispo de Lamego D. João António Binet Píncio, à época, provedor da dessa Irmandade.

Ao centro e no primeiro plano desta composição de grandes proporções, figura o encontro entre Maria e sua prima santa Isabel, acompanhadas pelos respetivos esposos, são José e são Zacarias. No remate, a presença divina, evocada por uma revoada de nuvens habitadas por anjos, querubins e “putti”. A pintura possui um certo sentido cenográfico e teatral, visível na pose e gestualidade afetada das personagens, que é temperado, no entanto, pelo classicismo das arquiteturas de fundo, que servem também para escalonar, em profundidade, os diversos planos.

Notabilizado pela sua extensa atividade como pintor, Pedro Alexandrino de Carvalho executou numerosas obras, com incrível desenvoltura e rapidez, não só para quase todas as igrejas de Lisboa e proximidades, mas também em várias terras do país, tendo aceitado sempre todo o tipo de trabalhos. Por esse motivo, a história da arte o imortalizou com o epíteto de “fa presto”. Marcando um período de transição na pintura do século XVIII, a sua obra, estilisticamente, filia-se na pintura barroca italiana, já influenciada pelas gravuras do classicismo francês que, entretanto, foram afluindo a Portugal.

 

Pedro Alexandrino de Carvalho, 1790

Pintura a óleo sobre tela

Proveniente da Misericórdia de Lamego

Inv. ML 45