Viajantes e pastor em frente a uma taberna e ruínas romanas
Tradicionalmente associada pintor neerlandês Philip Wouwerman (1619-1668), conforme a inscrição que possui na parte posterior da moldura, o presente exemplar trata-se de uma cópia de uma composição de finais do século XVII, de Pieter van Bloemen, pertencente à princesa Margherita Colonna di Castiglione e vendida em leilão, em 2013, pela Christie’s, Roma. Casada com o IV príncipe de Rospiglioni, Giulio Cesare (1781-1859), Margherita era herdeira da família Colonna, uma das mais influentes e com maior tradição de Roma.
O foco da composição é a atenção dada aos animais e só em segundo lugar às figuras humanas, situadas a uma distância média.
Como na maior parte das paisagens de Pieter van Bloemen, o local é imaginário, evocando paisagens italianas idílicas, em voltas de uma atmosfera quente e brilhante, com construções e ruínas em plano de fundo. Igualmente caraterístico do estilo de Bloemen é a presença de animais cuidadosamente agrupados, reutilizados, com ligeiras variações, noutras composições.
Cópia segundo Pieter van Bloemen
Roma
Séc. XVIII
Óleo sobre tela
Proveniente do antigo paço episcopal de Lamego
Inv. ML 46