Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Teto da capela privada do antigo paço episcopal

Teto da capela privada do antigo paço episcopal

A edificação da capela corresponde à reforma do paço episcopal empreendida por D. Manuel de Vasconcelos Pereira, no último quartel do século XVIII. Constitui, em todo o edifício, o único espaço que evoca a antiga residência dos bispos de Lamego, tendo-se mantido inalterado após as sucessivas campanhas de adaptação do edifício a museu.

A pintura do teto sugere-nos ilusoriamente dois alçados que são fechados por um terceiro abobadado com uma pequena cúpula central, onde figuram alegorias às Três Virtudes Teologais – Fé, Esperança e Caridade – entre grinaldas, aconcheados, anjos, atlantes e cartelas rococó, de inspiração francesa.

Manuel de Vasconcelos Pereira, conhecedor da beleza e recetividade que tiveram as pinturas das abóbadas da Sé de Lamego, executadas pelo artista italiano Nicolau Nasoni, terá desejado decorar ao mesmo gosto a capela do seu paço, com referências que se estendem também a Pasquale Parente, outro pintor italiano que, no mesmo período, também trabalhou na decoração de tetos em perspetiva na diocese de Lamego.