Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

Retrato de D. Pedro III

Retrato de D. Pedro III

O retrato do marido de D. Maria I pertence a uma coleção de cinco retratos reais – constituída também pelos retratos de D. José I, D. Mariana Victória de Bourbón, do príncipe D. José (filho dos anteriores) e de D. Maria I (mulher de D. Pedro III) – e um retrato do papa Clemente XIV, datados da segunda metade do século XVIII, que para além do mesmo formato e dimensão, partilham vistosas molduras em talha dourada com motivos rococó a guarnecê-los.

Correspondendo aos ideais neoclássicos, com referências à Antiguidade, de afinado valor simbólico associado a imagens de poder e autoridade – como são o motivo de “gregas” e a folhagem de louro a circundar o elmo –  a representação é realista, de expressividade linear e vigorosa.

Apesar da sua origem mal documentada, é de crer que este exemplar tenha sido adquirido, ainda no último quartel do século XVIII quando se realizaram as campanhas de renovação do paço episcopal, ao tempo do bispo D. Manuel de Vasconcelos Pereira, que o fizeram dotar de uma linha mais atualizada que satisfizesse as ambições de aparato vigentes. É aí que os vamos encontrar, em 1821, mais precisamente, na sala de visitas, num ambiente de luxo e opulência, para o qual concorriam as peças de mobiliário de gosto francês, os veludos escarlate dos pesados reposteiros pendendo de sanefas com frisos dourados e um impressionante número de pinturas de assuntos diversos.

 

Abade Aparício (?)

1777-1786

Pintura a óleo sobre tela

Proveniente do antigo paço episcopal de Lamego

Inv. ML 89