Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

Pietá

Virgem da Piedade Pietá

Proveniente da Sé de Lamego, este exemplar poderá estar ligada ao cónego Jorge Andrade, que em testamento de 1561 deixa indicação para a encomenda ao pintor Simão Antunes de uma pintura para colocar sobre a sua sepultura, idêntica, em composição, a um retábulo do Descimento da Cruz, que o mesmo executou para a igreja matriz de Mesão Frio, em 1560, infelizmente perdido.

Com efeito, o recurso à pintura mural ou sobre tábua como complemento da decoração escultórica é relativamente comum nas sepulturas deste período, acentuando-se picturalmente, através da ilustração de episódios bíblicos ligados à Paixão e à Ressurreição, o discurso teológico inerente ao tipo de arquitetura tumular, ancorado na inevitabilidade da morte terrena e na esperança da salvação eterna.

Revelando uma assimilação dos valores típicos da pintura maneirista, visível quer no alongamento e desarticulação formal das figuras, quer na paleta escolhida, desprende-se da composição uma ambiência dramática, de profunda consternação, que o céu tempestuoso acentua.

 

Atrib. Simão Antunes, 1561

Pintura a óleo sobre tela

Proveniente da Sé de Lamego

Inv. ML 20