Virgem da Piedade Pietá
Proveniente da Sé de Lamego, este exemplar poderá estar ligada ao cónego Jorge Andrade, que em testamento de 1561 deixa indicação para a encomenda ao pintor Simão Antunes de uma pintura para colocar sobre a sua sepultura, idêntica, em composição, a um retábulo do Descimento da Cruz, que o mesmo executou para a igreja matriz de Mesão Frio, em 1560, infelizmente perdido.
Com efeito, o recurso à pintura mural ou sobre tábua como complemento da decoração escultórica é relativamente comum nas sepulturas deste período, acentuando-se picturalmente, através da ilustração de episódios bíblicos ligados à Paixão e à Ressurreição, o discurso teológico inerente ao tipo de arquitetura tumular, ancorado na inevitabilidade da morte terrena e na esperança da salvação eterna.
Revelando uma assimilação dos valores típicos da pintura maneirista, visível quer no alongamento e desarticulação formal das figuras, quer na paleta escolhida, desprende-se da composição uma ambiência dramática, de profunda consternação, que o céu tempestuoso acentua.
Atrib. Simão Antunes, 1561
Pintura a óleo sobre tela
Proveniente da Sé de Lamego
Inv. ML 20