Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

Ourivesaria

A coleção de ourivesaria é composta por 218 peças que se dividem, quanto à sua tipologia e proveniência, em dois núcleos fundamentais.

O primeiro, de ourivesaria religiosa, é composto por peças provenientes do antigo paço episcopal, Sé de Lamego e extinto Mosteiro das Chagas transferidas para o museu na sequência da nacionalização de bens da Igreja. Do conjunto salientam-se alguns exemplares de excecional valia, cuja aquisição se deve relacionar com a vinda de dignidades forâneas nomeadas para a catedral, como é o caso de um cálice de prata dourada, obra-prima da ourivesaria coimbrã de inícios de Seiscentos, ou do conjunto de altar constituído por vinte e duas peças do ourives Tomás Correia, um dos mais qualificados ourives lisboetas de transição do século XVII para o XVIII, ou ainda do conjunto de duas bilhas e bacia de lava-pés, produzido no Porto, no último quartel do século XVIII, pelo ourives João Rodrigues da Costa Negreiros.

Salvas de pé alto

LER MAIS

Cálice

LER MAIS

Báculo

LER MAIS

Perfumadores

LER MAIS

Turíbulo

LER MAIS

Naveta e colher

LER MAIS

Bilhas dos Santos Óleos

LER MAIS

Serviço de chá e café

LER MAIS

Serviço de chá

LER MAIS