Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Leito

Leito

A estrutura deste leito deve estar na origem da designação de “cama de bancos”, sobre a qual assentavam as tábuas e se montava a cama propriamente dita, aplicável quer a exemplares de ferro, quer de madeira. De sublinhar a raridade desta estrutura, uma vez que apenas se conhecem “camas de bancos” na enfermaria do Convento de Mafra, onde se conservam vários exemplares do séc. XVIII, que combinam uma cabeceira e armação de dossel de carvalho com bancos de ferro.

O presente exemplar deve corresponder a uma das “camas de bancos” que, em 1821, mobilavam o quarto do bispo ou um dos quartos do corredor, ambos no antigo paço episcopal.

O reportório ornamental da cabeceira repete-se nas grades de ferro da capela do Santíssimo Sacramento (atualmente num dos extremos da fachada do museu, ao lado da capela da Estação do Senhor dos Passos) e nas portas de ferro de acesso ao coro alto, com as armas episcopais de D. Frei Feliciano de Nossa Senhora (1742-1771), ambas na catedral de Lamego, remetendo-nos para a mesma oficina do Norte de Portugal, senão mesmo de Lamego. O monograma “JMA”, na cartela central, poderá relacionar-se com o Seminário Episcopal Jesus, Maria, Ana, de Lamego.

 

Lamego (?)

1750-1800

Ferro forjado e pintado

Proveniente do Seminário Jesus, Maria, Ana (?); antigo paço episcopal de Lamego

Inv. ML 4637