São João Evangelista
Este exemplar, de pequeno formato, faz parte de um conjunto de quatro gravuras alusivas aos quatro evangelistas.
Embora se desconheça a autoria destas gravuras, são claramente filiadas na escola de grandes gravadores do Norte da Europa, em particular de Albrecht Dürer, sendo estrutural e tecnicamente próximas da célebre gravura “Melancolia”. Muito caraterístico dos gravadores do Norte é também o preenchimento de quase toda a superfície com traços paralelos, que adquirem particular densidade no pregueado das vestes e panejamentos.
Numa cena de interior, sugerindo um escritório, São João Evangelista figura sentado num escabelo almofadado, no ato de escrever. De formas amplas e vigorosas, o rosto, emoldurado por farta cabeleira ondulada, revela uma expressão de concentração, sobre o volume pousado na perna direita, onde escreve, com uma pena. As vestes, exageradamente volumosas e pregueadas, deixam visíveis os pés descalços, longos e esguios. À direita, nas costas do evangelista, figura a águia, atributo do santo na representação do Tetramorfo.
O segundo plano, à esquerda, é farto de pequenos detalhes: uma janela aberta, com portadas de madeira, uma mesa coberta com uma toalha franjada, sobre a qual se dispõem um livro sobre uma estante e dois tinteiros.
O espaço narrativo, construído por planos escalonados, através de elementos arquitetónicos, de gosto clássico, acentuam-lhe a noção de perspetiva e profundidade, ampliando-o.
São João Evangelista, a que, Jesus chamava o discípulo amado, é celebrado a 27 de dezembro, entre o Natal e o Ano Novo.
Autor desconhecido
Flandres (?), séc. XVI
Proveniência: antigo paço episcopal de Lamego (?) /Compra (Grupo de Amigos do Museu de Lamego), 1928-1940 (?)
Inv. ML 941