Retrato do Imperador Frederico III de Habsburgo
Frederico III de Habsburgo, Frederico V da Áustria ou Frederico do Tirol (1415-1493), sacro-imperador romano-germânico, apelidado de Lábio Grosso, foi marido da infanta de Portugal, dona Leonor, irmã do rei Afonso V.
O seu retrato pertence a uma coleção de 13 retratos intitulada Effigies Imperatorum domus Austriacæ, que incluía os retratos dos imperadores germânico-austríacos da linhagem de Habsburgo, publicada pela primeira vez em Haarlem, em 1644.
De grande formato, cada um dos retratos é delimitado por uma cercadura ornamental executada por Pieter Claesz Soutman, responsável também por todas as imagens publicadas. Os gravadores foram Jonas Suyderhoef e Pieter van Sompel, escolhidos entre os melhores aprendizes de Pieter Soutman.
Desta série foram feitas mais três reedições, correspondendo este exemplar à terceira, na qual surge a identificação de Frederick Wit, como editor.
Para além dos três retratos que o Museu de Lamego possui desta série, que inclui também os retratos dos imperadores Matias I e Fernando II, conhecem-se outros exemplares em Londres, nas coleções do British Museum e da National Portrait Gallery, em Cambridge, no Fitzwilliam Museum, em Berlim (Deutshes Historiches Museum), em Nova Iorque (Metropolitan Museum of Art) e em São Francisco (Fine Arts Museums).
Jonas Suyderhoef (1613-1686), a partir de Pieter Claesz Soutman (1580-1657); Editor: Frederick Wit
Haarlem, c. 1650
Proveniência: Compra Grupo de Amigos do Museu (1928-1940)
Inv. ML 2206