Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

Gravura Retrato do Imperador Frederico III

Retrato do Imperador Frederico III de Habsburgo

Frederico III de Habsburgo, Frederico V da Áustria ou Frederico do Tirol (1415-1493), sacro-imperador romano-germânico, apelidado de Lábio Grosso, foi marido da infanta de Portugal, dona Leonor, irmã do rei Afonso V.

O seu retrato pertence a uma coleção de 13 retratos intitulada Effigies Imperatorum domus Austriacæ, que incluía os retratos dos imperadores germânico-austríacos da linhagem de Habsburgo, publicada pela primeira vez em Haarlem, em 1644.

De grande formato, cada um dos retratos é delimitado por uma cercadura ornamental executada por Pieter Claesz Soutman, responsável também por todas as imagens publicadas. Os gravadores foram Jonas Suyderhoef e Pieter van Sompel, escolhidos entre os melhores aprendizes de Pieter Soutman.

Desta série foram feitas mais três reedições, correspondendo este exemplar à terceira, na qual surge a identificação de Frederick Wit, como editor.

Para além dos três retratos que o Museu de Lamego possui desta série, que inclui também os retratos dos imperadores Matias I e Fernando II, conhecem-se outros exemplares em Londres, nas coleções do British Museum e da National Portrait Gallery, em Cambridge, no Fitzwilliam Museum, em Berlim (Deutshes Historiches Museum), em Nova Iorque (Metropolitan Museum of Art) e em São Francisco (Fine Arts Museums).

 

Jonas Suyderhoef (1613-1686), a partir de Pieter Claesz Soutman (1580-1657); Editor: Frederick Wit

Haarlem, c. 1650

Proveniência: Compra Grupo de Amigos do Museu (1928-1940)

Inv. ML 2206