Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Gravura Jesus escarnecido

Jesus escarnecido

Hieronymus Wierix foi um renomado gravador flamengo que pertenceu a uma família de gravadores, sendo um de três irmãos que se dedicaram a este ofício. Com 19 anos já era mestre em Antuérpia, onde permaneceu até ao fim da sua vida.

Com uma obra extensíssima, Wierix executou uma série de gravuras intitulada “Paixão de Cristo”, que devia incluir o presente exemplar. Dessa série, o Museu Britânico possui um conjunto de 16 estampas que, tal como o exemplar de Lamego, inclui excertos do Livro dos Salmos, sublinhando o caráter devocional destas imagens. Conserva-se no Rijkmuseum (Amesterdão) um exemplar semelhante ao do Museu de Lamego.

Na condição de humilhado, Jesus revela grande dignidade, que é reforçada pela expressão de resignação e de sofrimento contido, tão de acordo com os modelos difundidos pela Contrarreforma. Não por acaso, a grande influência que exerceram as suas gravuras na pintura europeia dos séculos XVII e XVIII, sobretudo em países profundamente católicos, como Portugal e Espanha, onde as diretrizes do Concílio de Trento tiveram maior repercussão.

 

Série “Paixão de Cristo” (anterior a 1619)

Hieronymous Wierix (1553-1619)

Antuérpia

Gravura

Proveniência: antigo paço episcopal de Lamego (?) | Compra do Grupo de Amigos do Museu de Lamego (?)

Inv. ML 908