Calvário com doador
A pintura retabular, figurando o Calvário, atribui-se a Gonçalo Guedes, um dos mais destacados pintores a trabalhar em Lamego, nascido em 1559 e com atividade documentada até 1600, a quem se atribuem duas efígies do bispo D. António Teles de Meneses, o seu protetor. Trata-se de um pequeno retrato sobre tela, que se conserva na Santa Casa da Misericórdia de Lamego, e do retrato que se encontra nesta tábua, onde o bispo figura, orante, no canto esquerdo.
A pintura foi encomendada pela irmã do bispo fundador do mosteiro, Soror Antónia do Presépio, para o coro alto da igreja. Seguindo uma estampa do holandês Zacharias Dolendo, todo o espaço central da composição é dominado pela representação de Cristo crucificado, moribundo e de rosto caído. A Virgem, à esquerda, numa atitude protetora, coloca a mão sobre o ombro da figura do doador. No lado oposto, São João Evangelista, de manto vermelho e rosto imberbe, e aos pés da cruz, Maria Madalena.
O fundo, sombrio e carregado de nuvens, acentua o ambiente de dor e de consternação que as personagens revelam de modo contido.
A avaliar pelas características da moldura, o painel terá sido quase integralmente refeito no século XVIII. Na parte superior verifica-se um corte e acrescento do suporte, que afetaram parte da cruz e dos braços de Cristo, enquanto, na parte inferior, Maria Madalena e o doador ficaram reduzidos ao nível do busto.
Gonçalo Guedes, at. 1589-1594
Pintura a óleo sobre madeira
Proveniência: Igreja do Mosteiro das Chagas, de Lamego
Inv. ML 120