José Roseira
Nasceu no Porto, em 1978, é escritor, editor e tradutor. A sua atividade compreende desvios pelas mais diversas áreas da produção artística, mantendo como eixo central as práticas ligadas à escrita e à literatura em articulação com as artes visuais.
Como tradutor e editor, é especializado nos campos da arte contemporânea, arquitetura, filosofia e ciências humanas. Nesta vertente tem vindo a colaborar com diversas galerias de arte e instituições de referência, entre as quais se destacam a Editora Documenta, MAAT / Fundação EDP, Arquipélago – Centro de Arte Contemporânea, Fórum Eugénio de Almeida, Fundação Carmona e Costa, Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA).
As suas traduções podem ser encontradas em inúmeros livros, revistas, catálogos e outras edições. Desenvolveu também trabalho nas áreas das artes do espetáculo, colaborando com instituições como o Rivoli Teatro Municipal, o Teatro Nacional São João, o Coliseu do Porto e a Casa da Música (Porto). Os seus textos podem ser encontrados em várias revistas e publicações no campo da arte contemporânea e em diversas edições de autor.