Jessemusse Cacinda
Nasceu em Nampula, Moçambique. É Fundador da editora Ethale Publishing vocacionada para a promoção da literatura e do pensamento africano. Foi jornalista na Rádio Moçambique, onde venceu o prémio “Qualidade” nas categorias de “Melhor Crónica” (2012) e “Melhor Reportagem Temática” (2013) e Codirector do Festival Fim do Caminho (Nampula, Moçambique).
Coordenou as antologias “O Hamburguer que matou Jorge” (Ethale Publishing, 2017) e “Nampula: Antologia de his-es-tórias de uma cidade vibrante” (Ethale Publishing, 2022). Participou na antologia “Contros e crónicas para ler em casa II” (Literatas, 2020), escreveu capítulos para os livros “Desafios da Comunicação no séc XXI” (Década de Palavras, 2018), “Moçambique Neoliberal” (Ethale Publishing/Editora Educar, 2019), “Do Quarto ao Quinto Homem” (Ethale Publishing, 2021) e “Caderno de Música Moçambicana” (Kuphaya, 2023). Publicou o livro de entrevistas “Pensar Africa” (Ethale Publishing/Literatas, 2021) e coordenou o livro “Moçambique: Emergência, Reconstrução e Resiliência” (Ethale Publishing/AMEA, 2022).
Tem textos publicados nas revistas Índico e Literatas, e na Doeck Literary Magazine. Trabalha como redator de radionovelas, documentários, reportagens, relatórios e manuais. Estudou Filosofia, Jornalismo, Sociologia do Desenvolvimento e Gestão de Projetos.