Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

Isabela Figueiredo

Isabela Figueiredo

Nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, hoje Maputo, em 1963, filha de portugueses oriundos da zona Centro-Oeste de Portugal. Após a independência de Moçambique, em 1975, rumou a Portugal.

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e especializou-se em Estudos sobre as Mulheres na Universidade Aberta.

Trabalhou como jornalista no Diário de Notícias entre 1988 e 1994, onde foi também coordenadora do suplemento DN Jovem. Foi professora de português no ensino secundário. Escreveu Conto É Como Quem Diz, novela que recebeu o primeiro prémio da Mostra Portuguesa de Artes e Ideias (em 1988), Caderno de Memórias Coloniais (em 2009), cuja edição francesa foi finalista do Prémio Femina Estrangeiro, e A Gorda (2017), obra que recebeu o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues. Estas duas obras alcançaram grande êxito junto do público e da crítica, especialmente em Portugal e no Brasil, sendo constantemente reimpressas.

Em 2019 colaborou com um conto na antologia Mães que Tudo e o seu mais recente romance é Um Cão no Meio do caminho, publicado em Portugal (2022) e no Brasil (2023).

Escreve regularmente para o seu blogue Novo Mundo (http://novomundoperfeito.blogspot.com).