Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

Catarina Simão

Catarina Simão

Nasceu em Lisboa, 1972, arquiteta (FAL-UTL), artista visual e investigadora portuguesa, vive e trabalha entre Moçambique e Portugal. A sua prática artística é baseada em pesquisa e colaboração. Muito influenciada pelas narrativas da história, o seu trabalho recupera fontes iconográficas-documentais sobre episódios, formas e gestos que fazem parte da história contemporânea de Moçambique.

Das pesquisas sobre a Luta de Libertação e a Independência resultaram filmes e instalações que recorrem à reapropriação de fotografia e filmes dos arquivos, criando peças como, These Are the Weapons (2012), Mueda 79 (2013), Effects of Wording (2014) e Ntimbe Caetano (2016). Desde 2009 que o seu trabalho é apresentado internacionalmente, nomeadamente, no Museu de Serralves, Museu Reina Sofia, Ashkal Alwan, The Kyiv School, New Museum, MASP, Galerias Municipais de Lisboa e 17ª Bienal de Istambul.

Em Moçambique colabora regularmente com associações civis e a universidade participando ou organizando oficinas ligadas às suas pesquisas. Desde 2021, desenvolve o projeto artístico e pedagógico “Sala Colonial”, a convite do Museu de Lamego e da Escola Secundária de Latino Coelho. É autora de ensaios associados aos temas de seus projetos, como a imagem de propaganda, arquivo e produção artística baseada na primazia do processo. Mais informação sobre o trabalho de Catarina Simão pode ser consultado em http://catarinasimao.com.