ATIVIDADES
Museu-paper
Percurso de descoberta pelo museu, com muitos mistérios por desvendar.
Riscos e rabiscos
No tempo em que não havia lápis, canetas, nem cadernos.
Atividade exploratória sobre a escrita, tendo como ponto de partida a coleção de epigrafes e pergaminhos do museu. Vamos falar sobre os vários suportes (pedra, pele de animais ou fibras vegetais) as tintas e instrumentos da escrita e a sua evolução ao longo das várias épocas.
As marionetas encantadas
Nesta visita propomos uma viagem longínqua, até ao Oriente, para conhecer o teatro de marionetas. Já alguma vez participaste num teatro de marionetas? Não? Então, aceita o nosso convite e vem fazer parte do nosso teatro.
O mistério dos quadros desaparecidos
Visita-oficina de expressão artística em torno das pinturas que Vasco Fernandes, mais conhecido como Grão Vasco, pintou, nos inícios do século XVI, para decorar a capela-mor da Sé de Lamego. São cinco as pinturas que estão no museu que pertenceram a esse conjunto, mas os documentos dizem-nos que o pintor executou 20… O que aconteceu com as outras pinturas? Como seriam?… Ajuda-nos a resolver este enigma.
A história esquecida de Niobe
No museu há uma tapeçaria flamenga, do século XVI, que nos fala da história trágica de Niobe, uma rainha cujo mito é contado num poema chamado «Metamorfoses», escrito por um poeta latino, de nome Ovídio.
No entanto, a tapeçaria não nos revela toda a tragédia…
RECURSOS EDUCATIVOS