Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

2.º Ciclo

ATIVIDADES

Museu-paper

Percurso de descoberta pelo museu, com muitos mistérios por desvendar.

Riscos e rabiscos

No tempo em que não havia lápis, canetas, nem cadernos.

Atividade exploratória sobre a escrita, tendo como ponto de partida a coleção de epigrafes e pergaminhos do museu. Vamos falar sobre os vários suportes (pedra, pele de animais ou fibras vegetais) as tintas e instrumentos da escrita e a sua evolução ao longo das várias épocas.

As marionetas encantadas

Nesta visita propomos uma viagem longínqua, até ao Oriente, para conhecer o teatro de marionetas. Já alguma vez participaste num teatro de marionetas? Não? Então, aceita o nosso convite e vem fazer parte do nosso teatro.

O mistério dos quadros desaparecidos

Visita-oficina de expressão artística em torno das pinturas que Vasco Fernandes, mais conhecido como Grão Vasco, pintou, nos inícios do século XVI, para decorar a capela-mor da Sé de Lamego. São cinco as pinturas que estão no museu que pertenceram a esse conjunto, mas os documentos dizem-nos que o pintor executou 20… O que aconteceu com as outras pinturas? Como seriam?… Ajuda-nos a resolver este enigma.

A história esquecida de Niobe

No museu há uma tapeçaria flamenga, do século XVI, que nos fala da história trágica de Niobe, uma rainha cujo mito é contado num poema chamado «Metamorfoses», escrito por um poeta latino, de nome Ovídio.

No entanto, a tapeçaria não nos revela toda a tragédia…