Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

1.º Ciclo

ATIVIDADES

À maneira dos mestres

Nas pinturas do salão grande vamos encontrar várias pinturas que têm como tema a natureza. Flores, frutos, animais, objetos do quotidiano… com os quais os pintores faziam composições, para depois as desenharem e pintarem.

Recorrendo a elementos da natureza, objetos do dia-a-dia e muita inspiração, nesta atividade vamos recriar algumas dessas pinturas que estão no salão.

Como os nossos avós

Pouco conhecida, a coleção de brinquedos do Museu de Lamego permite-nos uma viagem ao tempo dos nossos avós, para conhecer como brincavam e jogavam.

Como se faz um museu

Nesta visita, vamos recuar a 1917, ano em que o museu foi criado, para conhecer como foi crescendo até aos dias de hoje. Com o recurso a moldes e muita imaginação, os participantes vão (re)construir o museu e comparar com o original. Ficará igual ou muito diferente?…

O estufim mágico

Estufim ou pequena estufa é um meio de transporte utilizado no século XVIII. Embarca nesta viagem e vem conhecer as estórias que os meios de transporte têm para nos contar.

Do mosteiro ao museu

Tendo como ponto de partida o grande número de obras reunidas no museu, que originalmente pertenceram ao mosteiro das clarissas de Lamego, vamos refletir sobre a vida no mosteiro. Quem eram as clarissas? Em que acreditavam? Como viviam? O que faziam?

Era uma vez…                                    

Nesta atividade sugerimos um percurso pela história de Lamego (e de Portugal), através dos objetos em exposição que nos falam sobre a origem da cidade e de algumas figuras que marcaram a fundação da nacionalidade.

Azulejos falantes

Os azulejos fazem parte do nosso dia a dia. Encontramo-los nas nossas casas, na rua, a decorar as fachadas de edifícios, no interior das igrejas…. E no museu.

Atividade destinada a explorar a arte do azulejo, a sua função, significados e suas estórias.

Na pegada do rinoceronte

Sabias que há em Lamego um rinoceronte? É verdade e está no museu. Chama-se Ganda e é tão famoso que é a personagem principal de um livro. Queres conhecê-lo?

Partindo de uma gravura alegórica que representa o continente Africano, nesta atividade vamos conhecer o livro da escritora Alexandra Lucas Coelho, «Orlando e o Rinoceronte» (obra incluída no Plano Nacional de Leitura. Idades: 6-8 anos; 9-11 anos).

As estações do ano

Nesta visita vamos descobrir as obras e/ou pormenores que nos remetem para a natureza. Depois de as identificar, vamos procurar identifica-las com as estações do ano.